Ameaça de nova greve dos controladores volta a “sobrevoar” os aeroportos de Cabo Verde

Os controladores de tráfego aéreo marcaram uma nova greve de 72 horas, com início no dia 13 de dezembro e término três dias depois. A decisão resulta de um encontro entre o sindicato SINTAP e a classe, que optou por continuar a sua luta por entender que persistem os problemas laborais que justificaram o anúncio da paralização anterior, entretanto suspensa devido a requisição civil feita pelo Governo.
“O Governo, perante a adesão massiva dos Controladores à greve, em vez de, junto da Administração da ASA, procurar respostas no sentido de se chegar a uma aproximação entre as partes, e que satisfaça as reivindicações desta classe, pondo fim ao conflito existente, e sem sequer cumprir os procedimentos legais constantes dos artigos 123º e 124ºdo Código Laboral, respondeu com a requisição civil da plenitude dos Controladores de Tráfego Aéreo, obrigando-os a trabalhar durante o período de greve, numa tentativa de esvaziar o sentido da sua luta”, critica o referido sindicato.
O SINTAP lembra que os controladores tiveram deste modo de suspender a greve. A organização informa, entretanto, que horas depois reuniu-se com esses técnicos que se mostraram determinados em continuar a sua luta. Neste sentido, decidiram agendar uma nova paralização de 72 horas, de 13 a 16 de dezembro, cujo pré-aviso já foi entregue na Administração da ASA e na Direção-Regional do Trabalho, na ilha do Sal.
Esta paralização, segundo a organização sindical, tem a mesma pauta reivindicativa e a mesma abrangência da primeira. Isto porque, salienta o sindicato, o protesto foi motivado pela falta de resposta às reivindicações enviadas à Administração da ASA no passado mês de setembro. A lista inclui um melhor enquadramento contratual, atualização do subsídio de turno, o pagamento mensal das horas extraordinárias prestadas no período de descanso semanal ou suplementar, atribuição do descanso compensatório e a normalização do pagamento do subsídio de refeição, nos moldes anteriores.
Na sequência da entrega do segundo pré-aviso, a Direção Regional do Trabalho já convocou as partes (SINTCAP e ASA) para a reunião de mediação a ter lugar no próximo dia 10, quarta-feira. Segundo o sindicato, vai para este encontro aberto ao diálogo, visando a procura de soluções aproximadas, para pôr cobro ao conflito já instalado no ambiente laboral da ASA.






