Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Grupo de 20 alunos termina hoje o Curso Avançado de Urbanismo Regenerativo em S. Vicente, realizado 4 meses após a tempestade Erin

Termina hoje na cidade do Mindelo o Curso Avançado de Urbanismo Regenerativo, concebido para actualizar as  competências  de  profissionais  envolvidos  no  planeamento urbano, ordenamento do território, construção civil, arquitetura, geografia humana e ação social. A formação, organizada pelo EIMAC – Instituto de Estudos da Macaronésia, acontece quatro meses após a passagem da tempestade Erin, que provocou uma ampla destruição por toda a ilha de S. Vicente, além de vítimas mortais, e que expôs as fragilidades estruturais do concelho em termos urbanísticos.

“A recente passagem do furacão Erin pela ilha de São Vicente expôs a necessidade de reforçar a resiliência  territorial  face  a  eventos climáticos  de  grande  intensidade. A  orografia  acidentada  de  Cabo Verde, tal como a dos restantes arquipélagos da Macaronésia, aumenta a suscetibilidade a cheias rápidas e  inundações  e  instabilidade dos  solos, evidenciando  a urgência  de estratégias  de  planeamento que  antecipem e mitiguem riscos naturais, protejam populações e salvaguardem infraestruturas essenciais”, acentua Fátima Monteiro, presidente da direção do IEMAC, em nota informativa remetida à nossa redação.

Publicidade

O curso, que conta com a parceria do IST-Lisboa e ISECMAR, envolve 20 anos, o número máximo de inscrições previsto, dos quais 7 arquitectos, 1 engenheiro e 12 finalistas e estagiários de arquitectura. O mesmo é dado presencialmente no ISECMAR por um grupo de docentes coordenados pelo professor Miguel Amado, catedrático e vice-Presidente do IST, que se deslocaram a São Vicente para o efeito. Serão ainda proferidas duas palestras online, uma pelo professor Manuel Pinheiro, também catedrático do IST, outra pelo professor José Pinto Duarte, catedrático da Pennsylvania State University, onde dirige o Center for Design Computing.  

Com esta formação, segundo a referida nota, o IEMAC propõe-se uma vez mais ser um parceiro na busca de soluções cientificamente fundamentadas para alguns dos problemas complexos que Cabo Verde enfrenta.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo