Conferência internacional sobre mercados de drogas recomenda reforço da cooperação judiciária e policial entre os países da África Ocidental

A conferência internacional sobre mapeamento dos mercados de drogas, que aconteceu em Accra no Gana e contou com a presença da ministra da Justiça, do Procurador-Geral da República e do Director Nacional da Polícia Judiciária, em representação de Cabo Verde, recomendou o reforço da cooperação judiciária internacional e policial entre os países da África Ocidental. O evento foi co-organizado pela Global Initiative Against Transnational Organized Crime e pelos reinos dos Países Baixos e da República do Gana.
A conferência internacional “Mapeando o futuro dos mercados de drogas na África Ocidental – Drogas sintéticas, cocaína, dinheiro criminoso e respostas estratégicas” decorreu nos dias 27 e 28 de novembro. Reuniu Ministros da Justiça, Procuradores-Gerais e Diretores-Gerais da Polícia Judiciária da África Ocidental, bem como o Ministro da Justiça do Reino dos Países Baixos.
Joana Rosa participou no Diálogo de Alto Nível, cujo tema foi o mapeamento do futuro dos mercados de drogas na África Ocidental, com representantes governamentais regionais e internacionais, representantes da sociedade civil, organizações internacionais e profissionais. Todos com o mesmo propósito: construir apoio político e identificar medidas concretas para catalisar ações de combate ao tráfico de drogas na África Ocidental.
Diz o Governo que, com a conferência internacional, deu-se início ao mapeamento preliminar dos mercados de cocaína e drogas sintéticas em toda a África Ocidental, que destacará as lacunas nas evidências e traçará tendências emergentes em toda a região. Teve como principal objetivo a atualização de informações sobre a evolução do mercado de drogas na África Ocidental, com destaque para o surgimento de novas drogas sintéticas, além de promover a definição de estratégias conjuntas para o seu combate, referiu o PGR
Luís Landim participou no “Diálogo de Alto Nível” e também numa “Sessão Paralela” dedicada ao papel das Autoridades Centrais no reforço da cooperação no combate ao crime organizado transnacional. O encontro recomendou o reforço da cooperação judiciária internacional e da cooperação policial entre os países da África Ocidental e, de forma mais ampla, a nível global.
Á margem do evento, Landim participou num encontro bilateral que reuniu os Ministros da Justiça da Holanda e de Cabo Verde, autoridades judiciárias e policiais envolvidas na cooperação internacional.






