Pub.
Desporto
Tendência

Jogos Escolares iniciam no Mindelo com 9.300 alunos: Delegado da Educação apela à unidade e à promoção de valores desportivos

Pub.

O pavilhão da escola salesiana acolheu esta manhã a abertura oficial dos Jogos Escolares do Mindelo, evento promovido pelo Ministério da Educação que vai movimentar cerca de 9.300 alunos-atletas de 10 escolas dos ensinos básico ao secundário da ilha de S. Vicente. A novidade desta edição é a introdução do Judo e da Natação no rol das provas competitivas.

O delegado Jorge da Luz confessou à imprensa que espera ver muita unidade entre os alunos e que este evento estimule a luta de superação do povo de S. Vicente. Salientou ainda que a prova consiga incutir nos participantes valores desportivos, éticos, lógicos e estéticos. “O bem, a verdade e o belo são valores que esperamos venham a ser o ponto mais alto destes jogos”, disse Jorge da Luz, que vê o desporto escolar como viveiro para o desporto federado em C. Verde.

Publicidade

Jandir Rocha perspectiva impactos positivos no seio dos milhares de alunos, que poderão conviver e competir num ambiente saudável, onde deve imperar o respeito e ética. “Entendemos que o desporto e a educação devem andar de mãos dadas. Esperamos, por isso, que haja muito entusiasmo e fair-play”, comenta o coordenador de Educação Física para o Ensino Secundário.

Os alunos vão competir em andebol, xadrez, atletismo, gincana, futsal, natação, judo, mata e basquetebol 3×3, voleibol. Os jogos vão servir de preparação para as Olimpíadas, prova nacional que irá decorrer na cidade da Praia no mês de março.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo