O pavilhão da escola salesiana acolheu esta manhã a abertura oficial dos Jogos Escolares do Mindelo, evento promovido pelo Ministério da Educação que vai movimentar cerca de 9.300 alunos-atletas de 10 escolas dos ensinos básico ao secundário da ilha de S. Vicente. A novidade desta edição é a introdução do Judo e da Natação no rol das provas competitivas.
O delegado Jorge da Luz confessou à imprensa que espera ver muita unidade entre os alunos e que este evento estimule a luta de superação do povo de S. Vicente. Salientou ainda que a prova consiga incutir nos participantes valores desportivos, éticos, lógicos e estéticos. “O bem, a verdade e o belo são valores que esperamos venham a ser o ponto mais alto destes jogos”, disse Jorge da Luz, que vê o desporto escolar como viveiro para o desporto federado em C. Verde.
Jandir Rocha perspectiva impactos positivos no seio dos milhares de alunos, que poderão conviver e competir num ambiente saudável, onde deve imperar o respeito e ética. “Entendemos que o desporto e a educação devem andar de mãos dadas. Esperamos, por isso, que haja muito entusiasmo e fair-play”, comenta o coordenador de Educação Física para o Ensino Secundário.
Os alunos vão competir em andebol, xadrez, atletismo, gincana, futsal, natação, judo, mata e basquetebol 3×3, voleibol. Os jogos vão servir de preparação para as Olimpíadas, prova nacional que irá decorrer na cidade da Praia no mês de março.







