Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Cruzeiros do Norte realiza assalto carnavalesco para comemorar Dia da Cultura e apuramento de Cabo Verde para o Mundial

O Cruzeiros do Norte vai colocar nas ruas do Mindelo um assalto carnavalesco este sábado para comemorar tanto o Dia da Cultura quanto o apuramento de Cabo Verde para a Copa do Mundo. Deste modo, o grupo incentiva os foliões a usarem fantasias e a trajarem igualmente camisolas dos Tubarões-Azuis durante o desfile, que vai partir do Centro Cultural do Mindelo, atravessar a Rua de Lisboa e culminar no Centro Nacional de Artes e Design.

Jailson Juff, presidente do Cruzeiros, estima a presença de 500 participantes. Acrescenta que o desfile terá batucada, trio eléctrico, rainha de bateria e comissão de frente. Uma festa que augura ser mais um momento para a projeção do Carnaval 2026 do referido grémio. “Já fomos contactados pelo presidente da Câmara de S. Vicente sobre a nossa participação no desfile de 2026 e ficamos gratos por saber que o Ministério da Cultura vai aumentar em cerca de 20% a verba destinada aos grupos. Isto vai ajudar-nos sobremaneira”, comentou Juff, referindo-se a uma entrevista concedida na cidade da Praia pelo ministro Augusto Veiga sobre o financiamento da festa do Rei Momo da parte do Governo. Segundo o governante, metade do montante será depositado na conta dos grupos até final de outubro.

Publicidade

Sobre a situação do Carnaval de S. Vicente, cujo concurso oficial está por agora cancelado devido a ausência dos grupos Monte Sossego, Estrela do Mar e Vindos do Oriente, o ministro acentuou que, por se tratar de uma manifestação popular, jamais estará em causa. “O Carnaval do Mindelo está acima de todos os grupos”, afirmou ministro da Cultura, para quem a tempestade Erin não pode ser motivo para se paralizar um evento que ultrapassa as fronteiras de Cabo Verde e mobiliza a economia.

O Carnaval do Mindelo, segundo Veiga, não terá a mesma dinâmica e impacto sem a participação de Monte Sossego, Estrela do Mar, Vindos do Oriente e do Samba Tropical e acha que, apesar dos sinais, ainda pode ser possível fazer “algo” para reverter o quadro. Adianta que o ministério tem estado em contacto com os grémios, a Ligoc-SV e a Câmara de S. Vicente nesse sentido e que vai disponibilizar ainda este mês 50% do financiamento global aos grupos interessados em abrilhantar o Carnaval 2026.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo