“Os Tubarões” encerram hoje o evento Nuit-de-la-Culture, em Luxemburgo, com show dedicado aos 50 anos da Independência

O grupo Os Tubarões sobe hoje à noite ao palco do evento Nuit-de-la-Culture para encerrar um amplo programa cultural em Luxemburgo, país europeu que alberga uma numerosa comunidade cabo-verdiana. O show deste histórico agrupamento musical enquadra-se na celebração dos 50 anos da Independência de Cabo Verde e a sua presença deve-se a um convite da associação Roda de Coladeira, fundada pelos emigrantes Djamilo Gomes e Rosy Santos, e o apoio do Ministério da Cultura.
O concerto do grupo fundado na cidade da Praia em 1969 deve começar às 22 horas e terminar à meia-noite. Intitulado “Sing Freedom with Love”, é um espectáculo que visa cantar a história do povo cabo-verdiano através dos seus diversos ritmos. “Através da música de Os Tubarões, o espectáculo convida o público a cantar junto a memória de Cabo Verde e os impulsos de uma liberdade conquistada com fervor”, diz o cartaz do evento.
O concerto está enquadrado no evento cultural Nuit-de-la-Culture, organizado pela associação luxemburguesa FRESCH, que contempla workshops, artes digitais e visuais, exposição, performance ao vivo, dança, show infantil, teatro e música. A participação de Os Tubarões resulta de um convite da associação Roda de Coladeira, parceira da actividade, que justifica essa escolha com base no papel cultural desempenhado pelo ex-agrupamento do malogrado cantor Ildo Lobo, principalmente no período de transição para a Independência.