A chuva pode voltar a cair sobre as ilhas de Cabo Verde nos dias 16, 17 e 18 de agosto com intensidade variável, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. Conforme o INMG, nos próximos dias, o arquipélago voltará a estar sob a influência de uma onda tropical, com alguma intensificação a partir das zero horas do dia 17.
O instituto informa ainda que o estado de tempo no arquipélago tem sido condicionado pela entrada de monção a Sul, o aquecimento do mar entre Cabo Verde e a costa da Mauritânia e pela passagem de ondas tropicais com uma frequência de 3 dias. Prevê-se deste modo a ocorrência de precipitação de intensidade variável, por vezes acompanha de trovoada e o aumento da intensidade do vento, alerta a instituição. Acrescenta que a chuva deverá começar a atingir as ilhas da zona Sul e abranger gradualmente as restantes.
A previsão aponta para o mar com ondas de sul e sudeste de 1.0 2.0 metros de altura e de norte e nordeste com 1.5 a 2.0 metros de altura. O INMG pede especial atenção para as ilhas de S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau que receberam chuva torrencial nesta semana, principalmente nas áreas das encostas e ribeiras. O instituto assegura em comunicado que fará o acompanhamento permanente do estado de tempo e a divulgação sobre a evolução do tempo no website www.inmg.gov.cv bem como na sua página no Facebook
Entretanto, o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) emitiu um conjunto de orientações à população das ilhas do Maio, Santiago, Fogo e Brava devido a previsão de chuvas intensas acompanhadas de trovoadas nos dias 15 a 17 de agosto.