Governo declara Luto Nacional em virtude das vítimas mortais do temporal que fustigou S. Vicente

Cabo Verde está de luto oficial em virtude das vítimas mortais e dos danos materiais significativos provocados pelo temporal que assolou a ilha de S. Vicente. Através do Boletim Nacional, o Governo informa que o luto será por dois dias e lembra que as chuvas intensas atingiram igualmente a ilha vizinha de Santo Antão, que registou igualmente prejuízos materiais.
Contudo, salienta que em São Vicente foi registado a perda de sete vidas humanas e manifesta o seu profundo pesar e solidariedade para com as famílias enlutadas e com todo o povo cabo-verdiano, no país e na diáspora, que partilham deste momento de dor.
Durante o período de luto oficial, a bandeira de Cabo Verde será colocada a meia-haste em todos os edifícios públicos e nas representações diplomáticas e consulares do país, ficando cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas. A Resolução entra em vigor imediatamente, com efeitos a partir das 00h00 de 12 de agosto de 2025.
Esta medida surge após a declaração de situação de calamidade em S. Vicente para ajudar o poder local a enfrentar os custos do regresso à normalidade possível. A chuva torrencial caiu durante cinco horas de forma ininterrupta, acompanha de fortes trovoadas e relâmpagos intensos, arrastou lama e entulhos em todos os recantos da ilha, que encurralaram moradias e acabaram nalguns casos em provocar mortes e feridos, além de danos materiais.