O vereador José Carlos revelou que a maior parte dos danos ocorridos nas vias de circulação rodoviária na cidade do Mindelo tem sido causada por intervenções da Electra, nomeadamente para fazer a reparação das condutas de água. O responsável pela área do Saneamento da CMSV especifica que mais de 90% dos rasgos nas estradas asfaltadas, inclusivo na rotunda da Praça Estrela, estão relacionados com esses procedimentos, ou seja, não têm nada a ver com a má qualidade da asfaltagem.
O autarca realça que há um grande volume de perdas de água em S. Vicente, que obrigam a Electra a abrir valas para realizar as necessárias reparações dos tubos. Questionado se a Câmara de S. Vicente tem autuado a empresa por causa dos estragos, José Carlos afirma que a edilidade tem privilegiado o diálogo entre as partes e que a Electra está ciente da situação. “A empresa está ciente de que deve fazer a reposição do asfalto danificado em betuminoso”, reforça o vereador do Saneamento. Acrescenta que a autarquia já efectuou um levantamento das áreas afectadas por anomalias para uma futura reposição do asfalto.
A lista abarca a situação da zona da Praça Estrela – principalmente em torno da rotunda junto ao Clube de Ténis do Mindelo e igualmente no troço que liga esta rotunda à circular da Rua do Coco – que tem dificultado grandemente o trânsito nessas faixas. Entretanto, o citado vereador relembra que esta é uma zona ribeirinha cuja água subterrânea pode interferir na conservação da estrada.
José Carlos foi ainda confrontado com os sucessivos vazamentos de esgotos em pontos como Rua de Lisboa, Avenida Marginal e praia da Lajinha, tendo lembrado que a rede municipal não foi dimensionada para aguentar descargas industriais. Enfatiza que a cidade cresceu e tem recebido grandes infraestruturas que acabam por sobrecarregar as condutas. Realça que, além disso, tem havido mau uso pelos utentes, que acabam por atirar materiais inapropriados para o esgoto.
“Vamos dando resposta, mas às vezes ocorre mais do que um vazamento em simultâneo”, frisa o autarca. Este revela que a autarquia dispõe de um único carro de desobstrução de esgotos, mas já pensa adquirir uma segunda viatura para dar uma melhor vazão a essas ocorrências.