As Aldeias SOS Cabo Verde vão promover, em parceria com a Clínica SpeechCare e a Unicef, uma formação em trauma-approach na Praia, nos dias 15 e 16, e no Mindelo, 17 e 18 deste mês. Esta capacitação vai fornecer conhecimentos aos profissionais da rede de cuidados e proteção para atuarem com uma abordagem centrada no trauma, promovendo relações de cuidado mais seguras e restaurativas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A informação foi avançada em exclusivo ao Mindelinsite pela Coordenadora Nacional para Proteção Infantil das Aldeias SOS, que justifica a escolha do tema pelo facto de a instituição funcionar na base de uma política de proteção infantil que abrange todos os seus programas. “Um dos critérios da nossa política diz que devemos ter uma atuação centrada na criança ou na vítima de violência e abusos. Por isso, em parceria com esta clínica que é especializada em desenvolvimento e comunicação e também com a Unicef. Entendemos o trauma, especialmente em contexto de acolhimento de crianças sem cuidados parentais ou em risco de os perder, tem impactos profundos e duradouros”, diz Denise Rezende.
A formação tem como público alvo técnicos sociais, psicólogos, cuidadores, educadores e pessoal da justiça, estes últimos, diz Denise Rezende, para estarem mais preparados para reconhecer os sinais de trauma e poderem responder de forma sensível, segura e eficaz. Espera-se como resultado profissionais mais conscientes e preparados para lidar com situações traumáticas e com conhecimento sobre o impacto do trauma no desenvolvimento infantil a curto, médio e longo prazo.
Outros objectivos apontados com esta ação incluem atingir uma melhor compreensão sobre a neurobiologia do trauma, saber como prevenir e intervir em casos de abuso sexual, melhorar a qualidade do cuidado e nas respostas institucionais, reduzir comportamentos reativos nas relações com crianças e adolescentes e criar ambientes mais seguros e responsivos ao trauma.
A formação será realizada em formato intensivo das 9 às 13 horas, totalizando 8 horas, sendo que no final todos os participantes receberão certificado de participação. Em São Vicente vai acontecer no Auditório da Escola Técnica e contará com a presença da Secretária de Estado para Inclusão Social. Já na Praia terá ainda a participação da Representante Residente-Adjunta da Unicef, Anna Chyzhkova.