Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Mindelo palco de desfile de moda inspirado nos marcos históricos de C. Verde e 50 anos da Independência

A trajetória histórica de Cabo Verde será representada este sábado num desfile de moda, com criações de 4 estilistas mindelenses e o envolvimento de 10 modelos. O show acontece à noite na chamada Rua Pedonal, no Centro de Mindelo, e está enquadrado no programa comemorativo dos 50 anos da Independência.

Segundo Eliane Graça, o desfile vai retratar os principais marcos de Cabo Verde, que vão da escravatura à actualidade, com foco nas pescas, agricultura, emigração, a luta de libertação, mudança do hino e da bandeira… A responsável da agência CV Stage explica que foi dada liberdade criativa aos estilistas (Haven “Kaza Preta”, Atelier Kátia Ferreira, Blooting Costumise e Nelly’s Accessories) com base no tema 50 Anos da Independência de Cabo Verde. O evento conta ainda com o envolvimento da Associação das Peixeiras de S. Vicente – tendo sido convidada uma dessas profissionais para fazer parte do desfile na passarela – e o Grupo Carnavalesco Monte Sossego – que abordou em 2024 o enredo “Genética.cv”.

Publicidade

Cada estilista terá entre 5 a 10 minutos para apresentar as suas criações no palco, mas com base numa performance teatral. “Quisemos fazer algo diferente, fugir daquele formato de entrada e saída dos modelos da passarela”, explica Eliane Graça.

O desfile faz parte de um show de uma hora, que começa com uma peça teatral sobre a escravatura, seguida de uma performance de dança tradicional com o grupo Heaven Angels e, por fim, o desfile de moda.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo