Pub.
Mundo
Tendência

Quase 50 mil pessoas já passaram pela Basília de S. Pedro para prestar homenagem ao Papa Francisco

Pub.

Milhares de pessoas estão a fazer questão de prestar homenagem ao Papa Francisco, cujo corpo se repousa na Basílica de São Pedro. A imprensa internacional tem mostrado filas a perder de vista de pessoas que fazem questão de dar um último adeus ao sumo pontífice. Este fenômeno obrigou a um prolongamento do tempo previsto para a abertura do espaço ao público.

O Vaticano estima que quase 50 mil pessoas tenham entrado na Basílica de São Pedro desde a manhã de quarta-feira. Os dados indicam que 48.600 pessoas passaram diante do caixão do Papa, incluindo 13 mil fiéis, em menos de 24 horas. A agência de notícias italiana ANSA revela que a fila para a Basílica de São Pedro é de dois quilómetros e começa na Piazza Risorgimento.

Publicidade

O corpo de Francisco foi exposto para ser velado na quarta-feira e as exéquias irão terminar com despedidas solenes no sábado, com a transferência para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimónia de sepultamento, como o Papa pediu, com uma única inscrição: “Franciscus”.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de acidente vascular cerebral (AVC), após 12 anos de pontificado, ele que esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera do seu falecimento. O funeral será acompanhado por vários chefes de Estado e de Governo no sábado, na Praça de São Pedro.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo