Embaixadora norte-americana prepara visita a S. Nicolau, com exposição sobre património baleeiro cabo-verdiano na agenda

A Embaixadora dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jennifer Adams, realizará uma visita oficial à ilha de São Nicolau entre os dias 24 e 28 de abril de 2025. O objetivo desta visita é reforçar o compromisso contínuo dos Estados Unidos com Cabo Verde, com ênfase em áreas estratégicas, como investimentos económicos, promoção da língua inglesa e cultura, desde logo a exposição sobre o património baleeiro cabo-verdiano, cedido pelo Museu da Baleia de New Bedford, e que se encontra no Museu da Pesca em Tarrafal de São Nicolau.
Durante sua estadia, a Embaixadora Adams se reunirá com autoridades governamentais e líderes comunitários locais para discutir a cooperação bilateral entre os dois países nos setores de economia azul, comércio e turismo. A agenda da visita incluirá uma série de atividades, como visitas à empresa de conservas SUCLA, a centros de saúde e sítios históricos. Além disso, a Embaixadora participará de uma reunião pública com cidadãos americanos e cabo-verdianos, que ocorrerá no edifício municipal de Ribeira Brava no dia 24, às 17h00.
Entre os eventos programados, destacam-se a participação na primeira maratona de leitura do romance Chiquinho que, como se sabe, contém importantes aspetos do património comum aos dois povos, desde logo o património baleeiro e a saga desse jovem homónimo que, em 1930, emigrou para os Estados Unidos, onde permaneceu por 32 anos, circunstância que justificam o interesse da diplomata. A referida maratona decorrerá no sábado, dia 26 de abril, em Ribeira Brava.