O presidente da Associação dos Empresários Chineses em S. Vicente elogiou a pronta intervenção da Polícia Nacional, que solucionou um furto numa loja chinesa cometido por adolescentes e adultos na madrugada do dia 9 de janeiro no centro do Mindelo. O crime foi descoberto a partir do sistema de videovigilância, que permitiu aos operadores ver os indivíduos carregando os produtos roubados e acionar a intervenção do serviço de Piquete.
Segundo o empresário Paulo Pan, foi imediatamente informado da ocorrência e, quando entraram no espaço, puderam ver a partir das câmaras internas a presença de duas pessoas apanhando roupas, computadores e dinheiro. Os meliantes, conforme ficou apurado, arrombaram a grade de uma janela minúscula, por onde entraram dois adolescentes. Estes recolheram as mercadorias mais valiosas, que repassaram para os comparsas do lado de fora.
O roubo foi avaliado em cerca de mil contos, conforme o porta-voz da classe empresarial chinesa no Mindelo. Porém, prossegue Paulo Pan, houve um caso em que o valor roubado numa loja chinesa em S. Vicente foi superior. O empresário revela que há lojas onde funcionários colaboraram com familiares e amigos para surripiar mercadorias. Uma das ocorrências, adianta, foi comunicada à Polícia Judiciária.
Conforme apurou o Mindelinsite, os nove suspeitos, que têm idades entre os 15 e 34 anos, foram presentes ao Tribunal de S. Vicente, que aplicou prisão preventiva ao mais velho e apresentação periódica aos restantes.