Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Acervo documental de Pedro Pires relacionado com a Independência de CV disponível na Plataforma Digital do IPP

O Instituto Pedro Pires para a Liderança apresenta esta quarta-feira, 27, a Plataforma Digital do Arquivo Presidencial do IPP. O evento, que terá como palco um dos hotéis da capital, é considerado um marco na preservação e divulgação da memória histórica colectiva de Cabo Verde e na promoção de valores fundamentais para o desenvolvimento, humano e social.

De acordo com o IPP, esta Plataforma Digital resulta de um rigoroso trabalho arquivístico conduzido pelo instituto em parceria com o Arquivo Nacional e outras instituições. Incluiu a higienização, organização, descrição, classificação, acondicionamento e digitalização do acervo documental do Comandante Pedro Pires. “Este acervo reúne documentos essenciais relacionados com os processos da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, as políticas públicas implementadas no período pós-independência, a liderança do patrono do IPP à frente do PAICV na oposição e os mandatos do Comandante Pedro Pires como Primeiro-ministro e Presidente da República”, detalha a fonte.

Publicidade

O principal objetivo desta plataforma digital é ampliar o acesso a este importante arquivo documental, particularmente para a comunidade académica, investigadores, historiadores e todos os interessados na história política recente de Cabo Verde e na construção da liderança africana. Durante a apresentação pública serão anunciadas as funcionalidades da plataforma digital e o processo técnico que possibilitou a sua criação, fruto de uma colaboração técnica entre o Instituto, Arquivo Nacional e o Parque Tecnológico de Aveiro, com o apoio de parceiros como a Embaixada da França, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões e a UNESCO.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo