A Presidência da República está a alertar os internautas para mais um caso de fraude online que utiliza indevidamente o nome e a imagem de José Maria Neves, com o intuito de aplicar golpes de furto de identidade e de recursos financeiros. Em nota, o gabinete de comunicação do Chefe de Estado informa que foi descoberta uma página que se apresenta como uma “Fundação Financeira”, em nome do PR. A mesma vem solicitando aos internautas o pagamento de 3.000 escudos como parte de um registo, sob a falsa promessa de que a vítima receberá 10 milhões de escudos.
“Em uma única publicação, os criminosos utilizam fotos roubadas da página oficial da Presidência e anunciam uma suposta promoção financeira de apoio às pessoas. Os comentários na publicação, evidentemente parte do esquema, relatam falsamente que várias pessoas teriam recebido os 10 milhões de escudos após efetuarem o referido pagamento do registo”, denuncia a Presidência.
Este tipo de golpe, conhecido como fraude de antecipação de recursos, segue uma estratégia de prometer benefícios financeiros em troca de pequenos pagamentos iniciais. Deste modo, a Chefia do Estado reforça que essas promessas são fraudulentas e pede à população para não cair nesses esquemas.
Num outro caso, a Enapor – Portos de Cabo Verde advertiu também que está a circular na internet um falso anúncio de candidatura, informando que a empresa está a recrutar quadros. Na verdade, conforme a empresa, o objetivo do autor é obter dados e informações pessoais. Assim, a administração portuária pede ao público em geral para não entrar em nenhum link que não esteja na sua página oficial.