Pub.
Social
Tendência

S. Vicente e S. Antão acolhem encontro nacional de troca de experiência das organizações parceiras do Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente

Pub.

O Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente, o GEF SGP, e a Organização da Mulheres de Cabo Verde organizam nas ilhas de Santo Antão e de São Vicente o Encontro Nacional de Troca de Experiências. Evento abrange 16 organizações subvencionadas do programa nacional das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boavista, Santiago e Fogo, a Coordenação Nacional do GEF SGP e a representante da OMCV em São Vicente.  

O evento, que decorre de 21 a 24 de outubro, visa essencialmente a partilha de experiências sobre métodos de execução de projetos ambientais e reforçar os conhecimentos sobre as “boas práticas e soluções associativas” das organizações participantes. Especificamente o encontro tem por objectivo permitir aos participantes a troca de informações sobre a resiliência no campo e segurança alimentar, refletir e reforçar os conhecimentos sobre o acesso à energia e luta contra a pobreza energética e analisar as novas tendências de alimentação saudável animal e inseminação artificial animal.

Publicidade

Participarão do evento 16 organizações subvencionadas do programa nacional das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boavista, Santiago e Fogo, a Coordenação Nacional do GEF SGP e a representante da OMCV em São Vicente.  

Desde a sua implementação em C. Verde, o GEF SGP já subvencionou 177 projetos a organizações da sociedade civil, beneficiou 31.372 pessoas (15.429 mulheres), um investimento aproximado de 5 milhões de dólares americanos. Presentemente, o programa tem em execução 17 projetos num montante de 487.200 dólares americanos. Note-se que o GEF SGP é um programa corporativo implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). O seu objetivo é promover e apoiar projetos inovadores, inclusivos, e ainda promover parcerias entre os atores envolvidos, a fim de poderem melhor responder aos desafios ambientais locais e de impacto global. O SGP, refira-se, é um mecanismo de atribuição e coordenação de subvenções ambientais dedicado e orientado a Organizações da Sociedade Civil, comunidades locais e ainda grupos vulneráveis.

Publicidade

Conforme o programa, após um jantar de boas-vindas na Cidade do Mindelo, com intervenções da delegada da OMCV em S. Vicente, Fátima Balbina, e do coordenador nacional do GEF SGP, Ricardo Monteiro, os participantes seguem para a ilha de Santo Antão, onde serão acolhidos pelo Delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros. Ainda no período da manhã farão visitas ao perímetro de Ponte Sul e Casa do Meio – local de implementação dos projetos da

Cáritas e dos Jovens da Zona Peri-Urbana de Porto Novo – e ao Projecto Projeto Raízes, momento em que serão apresentadas organizações parceiras do GEF. Está também prevista uma visita guiada ao projeto Terra Azul, uma parceria entre a CERAI e os Amigos da Natureza.

Publicidade

De regresso a S. Vicente, o encontro prossegue com a apresentação do tema Luta contra pobreza energética e gestão de plásticos, visita à sede da OMCV, onde será apresentado o projecto Luz para as Meninas, seguida de visita às zonas de Ribeirinha e Portelinha beneficiárias da implementação desta iniciativa da OMCV.

O programa inclui ainda uma visita ao centro agropecuário da Associação Amigos da Natureza em Ribeira d’Vinha, palestras sobre Novas tendências de alimentação saudável e sustentável animal e Inseminação artificial animal.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo