As Forças Armadas passarão a contar nas suas fileiras com mais 19 Sargentos-Chefes adstritos à Guarda Nacional, Guarda Costeira e demais Comandos. Conforme o Gabinete do Chefe de Estado-Maior, o grupo saiu do primeiro curso de Promoção a Sargento-Chefe que foi conduzido pela Escola Militar, em colaboração com as Forças Armadas de Portugal, no âmbito da cooperação no domínio da defesa dos dois países.
A formação teve início a 5 de agosto com a implementação de um “rigoroso programa”, que, conforme as FA, incluiu aulas teóricas e práticas. Os conteúdos tiveram foco no aprimoramento das competências de liderança, gestão de recursos e habilidades técnicas.
Para a chefia castrense, o curso representa uma etapa significativa no desenvolvimento e na capacitação dos militares cabo-verdianos, preparando-os para assumir maiores responsabilidades e contribuir para a eficiência das Forças Armadas nacionais. A cerimónia de encerramento acontece esta sexta-feira na Cidade da Praia e será presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Contra-Almirante António Duarte Monteiro.