Está a circular no Facebook uma página falsa e um email fraudulento com o nome da Pro-Empresa e que, conforme comunicado da instituição, tem o objectivo de enganar as pessoas para coletar informações pessoais sensíveis, incluindo dados bancários. Na página e no email, conforme explica a Pro-Empresa, pedem às potenciais vítimas para preencherem um formulário, alegando ser um processo oficial. “Reforçamos que a Pro-Empresa jamais solicita dados bancários ou informações pessoais por meio de email ou redes sociais”, pontua.
Perante tal situação, a instituição já tomou as “medidas cabíveis”, que incluem a denúncia à plataforma Facebook e à PJ e a comunicação aos parceiros e clientes. Acentua que a Polícia Judiciária já abriu uma investigação para identificar a origem das fraudes e os autores.
Para auxiliar os internautas a se protegerem, a Pro-Empresa pede que façam sempre a verificação do endereço do website ou da página e estejam atentos a erros gramaticais ou linguagem incomum, que possam ser indícios de fraude. Aconselha ainda os internautas a evitarem clicar em links encaminhados por essa página falsa e para nunca revelarem os seus dados pessoais e bancários.