PR denuncia existência de perfis falsos nas redes sociais em seu nome e pede ajuda dos internautas para captura dos supostos burlões
Perfis falsos da Presidência da República – e que ainda envolvem o cidadão José Maria Neves e a Primeira-dama Katiza Carvalho – andam a circular nas redes sociais com o intuito de burlar os internautas mais incautos. Em comunicado, a PR explica que, após solicitarem amizade, os administradores dessas páginas entram em contacto com as pessoas e prometem apoio financeiro em troca do envio de documentos e de valores em dinheiro.
“Um exemplo recente envolve uma falsa promoção das Nações Unidas, supostamente intermediada pelo Presidente, que, de forma enganosa, promete 10 milhões de escudos”, ilustra a Presidência da República, que pede a ajuda de todos para ajudarem a Polícia Judiciária a identificar os burlões e reunir as necessárias provas dos crimes.
Em comunicado, a PR aconselha a todos que se mantenham atentos e desconfiem de todo e qualquer perfil que com os nomes e imagens do Presidente e da Primeira-dama e dos cidadãos José Maria Neves e Katiza Carvalho a pedir amizade nas redes sociais. “Enquanto páginas institucionais, as redes sociais do Casal Presidencial não requerem pedidos de amizade nem da parte dos internautas e nem do Presidente da República ou da Primeira-dama. Basta seguirem as páginas”, esclarece.
Aos internautas, a PR salienta que devem desconfiar de toda e qualquer promessa de dinheiro fácil, sobretudo nas redes sociais de quem quer que seja. Reforça que jamais devem facultar informações e documentos pessoais sem absoluta certeza de quem de se trata e da necessidade de tal.
“Igualmente importante: qualquer iniciativa Presidencial ou da Primeira Dama será sempre comunicada pelas vias oficiais, incluindo a imprensa. Se não está nas redes sociais oficiais do Presidente da República ou da Primeira-Dama, não está nas notícias, então não é verdade!”, adverte a Presidência da República. Acrescenta que o referido casal nunca irá oferecer apoio, qualquer que seja, em troca de favores ou dinheiro. Deste modo, afirma que qualquer contato direto neste sentido, via redes sociais, no nome de José Maria Neves e Katiza Carvalho deve ser imediatamente encarado como falso e denunciado às autoridades e às próprias plataformas do Facebook, Instagram e outros.