Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Cruzeiros do Norte inicia preparativos para o desfile carnavalesco de verão na praia da Lajinha 

De acordo o presidente do Cruzeiros, a escolha do tema visa, essencialmente, lembrar e retomar algumas práticas antigas vivenciadas na ilha de São Vicente e que têm sido esquecidas, designadamente os desportos e o turismo náutico. “Também iremos fazer uma homenagem ao Festival da Baía, que já vai na sua 40.ª edição e celebrar os 40 anos do nosso grupo”, informa Jailson Juff. 

Publicidade

O grupo deverá desfilar com aproximadamente 500 figurantes, incluindo cerca de 80 ristmistas e os professores de São Vicente, que há muitos anos trabalham o tema reciclagem, e duas mini-alegorias. “Qualquer pessoa pode desfilar connosco, inclusive figurantes dos outros grupos carnavalesco. Como já é habitual, pensamos ter alguns emigrantes connosco. O nosso projecto é mais um produto que apresentamos aos nossos emigrantes”, afirma. 

Jailson Juff lembra que o projecto “Carnaval Reciclado” contempla, para além do desfile, a limpeza das praias e divulgação de mensagens sobre a importância de não deixar lixo nas praias. “Também queremos mostrar que é possível transformar o lixo em trajes de carnaval. Basicamente é esta a nossa ideia. Outro aspecto é que, normalmente, destacamos algumas empresas parceiras.”

Publicidade

Entretanto, por enquanto, o grupo conta com apoio apenas da Câmara Municipal de São Vicente, da Enapor e da Escola de Condução Morais e Graça. “Aguardamos uma resposta do Ministério do Mar, que tem sido o nosso grande parceiro. Mas, independentemente dos apoios, vamos fazer o nosso desfile.”

Entretanto, os trabalhos vão ser suspensos de hoje a domingo, por causa da viagem de uma centena de figurantes dos Cruzeiros à ilha de São Nicolau, integrando a caravana da Região Tour. Durante a sua estada na ilha, o grupo vai participar de algumas atividades, entre as quais um desfile ecológico na Praia de “Tedja”.

Publicidade

Do programa consta ainda a limpeza da referida praia, visita e recolha de lixo em “Carbeirinho”, considerado uma das sete maravilhas de Cabo Verde.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo