Pub.
Desporto
Tendência

ABADÁ realiza primeira “Gincana de Capoeira” em S. Vicente com 50 crianças

Pub.

Cerca de 50 crianças dos 4 aos 13 anos de idade vão participar este domingo numa Gincana de Capoeira organizada pela associação ABADÁ no pavilhão dos Salesianos em S. Vicente, em homenagem ao Dia Internacional da Criança Africana. Durante a competição, os capoeiristas mirins serão divididos em dois grupos e sujeitos a desafios individuais e colectivos para demonstrarem as suas aptidões mentais e físicas perante um jurado composto pelos instrutores Patcha e Dumbo e os graduados Zulu e Risonho.

Segundo o professor Nailton “Pirralho” Lopes, esta é a primeira vez que a ABADÁ realiza este tipo de prova em Cabo Verde que, enfatiza, vai permitir avaliar a qualidade técnica dos movimentos dos alunos. Porém, diz, a mesma não conta para a graduação, que tem o seu exame específico. No entanto, as crianças que obtiverem as melhores pontuações na gincana irão receber medalhas e troféus.

Publicidade

“A gincana será adaptada à Capoeira. Além dos movimentos técnicos, as crianças vão resolver desafios como, por exemplo, no Jogo da Velha, Caça Palavra…”, ilustra o professor Pirralho, responsável da referida associação em S. Vicente.

O programa começa hoje com Roda de Capoeira no polidesportivo de Monte Sossego, prossegue amanhã com aula e roda no pontão da Lajinha e culmina no domingo com a gincana.

Publicidade

A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento à Arte Capoeira “ABADÁ-Capoeira” está presente em 70 países, incluindo Cabo Verde. Neste arquipélago atlântico ministra aulas nas ilhas de S. Vicente, Santiago, Sal, Boa Vista e Santo Antão. Conforme dados da organização, movimenta mais de 800 jovens atletas em Cabo Verde e está a preparar a entrada em São Nicolau e Fogo.

Em São Vicente, refira-se, desde 2010 que vários graduados da ABADÁ vêm desenvolvendo um trabalho social e pedagógico com reclusos da Cadeia Central de Ribeirinha, idosos do Lar da Cruz Vermelha, doentes mentais do Centro de Vila Nova e com crianças que frequentam jardins infantis como Casa da Criança, Jardim Amílcar Cabral, Centro Comunitário da Ribeira de Craquinha, Jardim Bâmbi, Jardim Despertar…

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo