Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Violinista Shauntel faz estreia em S. Vicente em espectáculo dançante que marca regresso da produtora Cabo Music

A violinista Shauntel Baumgard será a principal atração de um show dançante este sábado no Mindel Hotel, que, segundo o empresário Arcádio Delgado, marca o regresso ao activo da produtora de eventos musicais Cabo Music. Conhecida do público cabo-verdiano após lançar na Internet vídeos de grandes sucessos da música cabo-verdiana interpretadas no violino, a artista do Suriname chega agora à Cidade do Mindelo para um espectáculo ao vivo. Na bagagem traz um repertório de músicas quentes para animar essa noite de baile.

“Esta é a minha primeira vez em Cabo Verde e senti-me em casa logo no aeroporto Cesária Évora. Senti-me acolhida, como se estivesse na minha segunda casa”, confessou a artista no contacto com a imprensa na ilha de S. Vicente. Shauntel confessa que gostou da natureza da terra do Monte-Cara, das pessoas e do ambiente cultural da Cidade do Mindelo.

Publicidade

Para esta violinista – que já colaborou com artistas famosos como Beyoncé, R Kelly e Alicia Kyes – estar na terra na Morna e da Coladeira é a realização de um sonho. Uma presença que, diz, vai ajudar a intensificar a conexão natural nascida com a música cabo-verdiana. Shauntel revela que o primeiro contacto com a rica melodia dos géneros cabo-verdianos foi num evento em Roterdão, tendo ficado logo apaixonada pela beleza dessa “música diferente”. “Fiquei apaixonada pela música. Não conhecia a letra das músicas, mas senti essa vibração”, revela.

Cau, Shauntel, Arcádio e Beto Alves

A sua relação artística com a cultura cabo-verdiana viria a descolar quando passou a interpretar sucessos de artistas nacionais com o seu violino e a postar os vídeos nas redes sociais. O sucesso surgiu logo na primeira publicação de uma composição do cantor Beto Alves, que alcançou 200 mil visualizações em dois dias e subiu para 355.000 em três meses. Shauntel não parou e vieram logo Dançá ma mim criola (Tito Paris) e Boas Festas (Luís Morais), novas apostas que levaram os cabo-verdianos a adoptar a artista, que passou a ser conhecida como “A dama do violino”.

Publicidade

Para Shauntel, tocar com famosos do calibre da Beyoncé foi o ápice da realização de um sonho que começou quando pegou pela primeira vez no violino. Tinha apenas 4 anos e disse para si própria que iria um dia trabalhar com artistas de calibre internacional. Pelo meio deste percurso ganhou fama na Holanda, onde nasceu, participando em programas televisivos e até tocando para o Primeiro-ministro dos Países Baixos.

Esta professora de violino será acompanhada ao vivo por uma banda composta por artistas mindelenses residentes e vai ter momentos de partilha com Beto Alves, o artista que a incentivou a gravar os clipes que tem postado na internet. Segundo Beto, o show promete uma viagem ao passado quando reinava nas discotecas o ritmo da cabo-love. O cantor aposta, deste modo, nos sucessos dos anos ´90 para levar o público a cantar e dançar.

Publicidade

Segundo Arcádio Delgado, o regresso da empresa Cabo Music tinha que ser com Shauntel, que considera ser uma violinista de uma excelência ímpar. O empresário revela que tem seguido os vídeos publicados pela violinista e acordou com Beto Alves que ela seria a melhor aposta, ainda mais porque o objectivo é promover um “bôie” (baile) com músicas quentes. A noite será ainda animada pelos artistas Gay e Voninha.

Além de S. Vicente, Shauntel vai actuar em Santo Antão e Santiago. Esta professora tem agendado para a próxima quarta-feira uma conversa intimista com artistas no Centro Cultural do Mindelo.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo