Humberto Gomes, mais conhecido por Tibitim, morreu na madrugada desta segunda-feira em sua casa no Madeiralzinho, vítima de doença. Tinha 68 anos. Era tido como uma pessoa alegre, atenciosa e educada. Foi um proeminente comerciante, que foi eternizado por Biús, acompanhado do conjunto Ferro e Gaita, na música “Nhas Gente”.
O malogrado, de acordo com o primo Zé Manel, foi emigrante durante muitos anos na Holanda, mas tornou-se muito conhecido em São Vicente e Cabo Verde por ser um dos primeiros vendedores de viaturas, sobretudo camiões, na Cidade do Mindelo. “Dedicava-se essencialmente a venda de viaturas e peças importadas da Holanda e também no aluguer. Foi este negócio que o tornou muito conhecido.”
Nesta altura, prossegue, Tibitim criou uma empresa de aluguer de viaturas que denominou Holiday Cars. “Enquanto comerciante, também se dedicou a outras áreas, inclusive chegou a gerir um espaço de diversão noturna que teve a sua época na cidade do Mindelo, o Experience. Lá ele passou a conviver com muitos artistas. Mas, essencialmente, se dedicava ao comércio.”
Devido aos bons momentos e ao bom relacionamento, o artista Biús escreveu e cantou, acompanhado dos Ferro e Gaita, a música “Nhas Gente”, que o tornou ainda mais conhecido. “Este era um amor que partilhava com a sua paixão por cavalos. Aliás, foi um dos fundadores do Clube Hípico de S. Vicente.”
O primo lembra ainda do apoio de Titibim aos emigrantes recém-chegados na Holanda devido ao seu excelente domínio da língua, mas também em S.Vicente enquanto tradutor. “Serviu de tradutor para muitas pessoas, sobretudo emigrantes. Pessoas que chegavam na Holanda sem grandes conhecimentos. Em S. Vicente traduzia os documentos para holandês e vice-versa.”
Tibitim deixa esposa e três filhos, mas também uma legião de conhecidos e amigos espalhados principalmente por São Vicente e Santo Antão. Basta ver a quantidade de mensagens no Facebook a lamentar a sua morte. O funeral realiza-se às 15h30 de hoje.