Pub.
Economia
Tendência

5ª Feira das Energias Renováveis: Evento tem feito pressão para se acelerar o processo da transição energética em CV, diz administradora da FIC

Pub.

A Cidade da Praia acolhe de 6 a 8 de junho, a 5ª edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética (FIEREE 2024), evento empresarial que, nas palavras da administradora-delegada da FIC, tem feito pressão positiva para aceleração do processo da transição energética em Cabo Verde.

Angélica Fortes salienta que a exposição – promovida pela FIC em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia e Ministério das Finanças e Fomento Empresarial – se transformou num espaço privilegiado de comunicação e partilha de informações sobre as inovações no setor das energias renováveis, o que tem influenciado as políticas do Governo para a área.

Publicidade

“Durante estes anos temos visto muita evolução no sector e esta feira tem contribuido em parte para este resultado, por ser uma plataforma de troca e partilha de informações úteis. Hoje há incentivos disponibilizados para os investidores, e já é notória a comercialização de veículos eléctricos, a colocação de postes de reabastecimento no país, pessoas a aderirem a vertente eficiência energética, investindo em paineis solares”, faz notar Angélica Fortes.

Esta gestora relembra que quando foi feita a primeira edição da feira ainda não havia veículos elétricos em Cabo Verde. Hoje, diz, são várias as concessionárias a par deste ganho. Ela que enfatiza um crescimento noutras áreas de negócio, uma delas a venda de painéis solares. Factos que, para Angélica Fortes, comprovam o impacto da exposição para a dinâmica das energias renováveis em Cabo Verde.

Publicidade

Sobre a feira, Angélica Fortes avança que mais de 70% dos 100 stands disponibilizados já estão ocupados, na sua maioria por empresas e instituições sediadas em Cabo Verde. O layout contempla áreas para empresas e instituições, exposição auto e espaço para apresentação de start-ups e participação de  jovens empreendedores.  

A nível internacional, a feira, que tem por lema “Construindo um futuro sustentável”, irá receber uma “grande” missão empresarial alemã, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-alemã que, segundo Fortes, tem estado a apoiar Cabo Verde há cerca de 10 anos no desenvolvimento sustentável do setor energético, através de transferência de know-how e do fomento de parcerias germano-cabo-verdiano. Esta parceria, diz, já resultou em projetos concretos que foram realizados em várias áreas e setores, contribuindo assim para o desenvolvimento positivo das energias renováveis no arquipélago.

Publicidade

Na Cidade da Praia, esta organização tem agendado a realização da Xª Missão Empresarial Alemã de Energia – Simpósio & Reuniões B2B no dia 4 de junho, com foco no Solar, Eólico e Armazenamento, evento este interligado com a Feira Internacional das Energias Renováveis promovida pela FIC,sa. Além disso, estará presente na feira a ECREE – Centro da CEDEAO para apoio às Energias Renováveis e Eficiência Energética, que representarão os Paises da CEDEAO.

Durante a feira haverá encontros B2B, conferência e debates, com paineis importantes (‘Desenvolvimento das energias renováveis em Cabo Verde’; ‘Inclusão de género no sector energético, formação e reforço de capacidades’) e outras actividades paralelas interessantes. A feira estará aberta durante todo o dia para facilitar a visita de trabalhadores e das empresas interessadas no horário laboral, por ser uma feira técnica e setorial”, informa a administradora-delegada da FIC. Acrescenta que estão programados debates sobre a criação de emprego e oportunidades de negócio no referido sector.

Outro foco da FIC em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia é “apresentar” às crianças e adolescentes o mundo das energias renováveis de forma pedagógica, pelo que estão previstas visitas das escolas ao espaço. Além disso, Fortes frisa que a feira acontece em junho, o mês da criança, logo queremos aproveira esta época para proporcionar-lhes momentos de aprendizagem e conscientização para este setor que é a porta de entrada para o futuro.

Angélica apela a visita do público, da comunidade investigadora, dos profissionais da área, das crianças e adolescentes, encarregados de educação para aproveitarem esta oportunidade única de conseguir num único espaço informações úteis que ajudarão para a almejada transição energética.

A exposição tem sido apresentada exclusivamente na Cidade da Praia devido ao mercado existente na Capital, mas Angélica Fortes espera que possa ser levada para outras ilhas. O evento, diz, tem decorrido em estreita articulação com o Governo, mais precisamente com o Ministério do Comércio, Indústria e Energia e o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, para além dos vários parceiros que tem acompanhado a  FIC nesta caminhada.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo