O Mercado de Peixe vai estar encerrado durante todo o dia de sexta-feira, 17, devido ao programa e comemoração do primeiro Dia Nacional das Peixeiras, instituído por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta da Associação das Peixeiras do Mindelo. Trata-se de um reconhecimento do papel desempenhado por estas mulheres na transformação e comercialização dos produtos da pesca e seu impacto na cadeia de valor da pesca e segurança alimentar do país.
Em comunicado, a referida associação diz que, pela primeira vez, a data coincide com a criação desta organização pioneira das peixeiras do país, nascida há cinco anos. “A associação tem sido um espaço importante para concretizar vários desafios do coletivo de mulheres que ao longo de muitos anos se dedicaram à atividade de transformação e comercialização dos produtos de pesca”, revela, realçando que, desde a sua criação, tem vindo a trabalhar no sentido de unir a classe.
O propósito maior, garante, é promover uma verdadeira revolução na imagem que a sociedade tem das peixeiras e que estas têm de si próprias, assim como para o empoderamento social, económico e associativo do grupo. “Estas conquistas têm sido alcançadas graças ao projeto ‘Amdjer d’txeu luta’, em parceria com as ongs Paz e Desenvolvimento e Coopera, com o financiamento da cooperação espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.”
Para assinalar esta efeméride, a Associação de Peixeiras do Mindelo pretende realizar na sexta-feira, 17, às 14h00, no pátio da Réplica da Torre de Belém, uma atividade com o coletivo de peixeiras, representantes de instituições públicas e privadas e da sociedade civil mindelense, ligadas ao setor das pescas e à promoção da igualdade e equidade de género. Será apresentado o livro de receitas à base de peixe intitulado “Nós Mar, nós sabor” e haverá música ao vivo por Yannick e Banda.
Do programa consta ainda um encontro entre as peixeiras, com jogos para incentivar o autocuidado e o cuidado coletivo. No mesmo dia, a Associação de Peixeiras do Mindelo inaugurará a exposição fotográfica “Pexeras d’Soncente” às 18h00, no Centro Cultural do Mindelo. Trata-se de um registro visual da fotógrafa Tania Macera, cujo propósito é reconhecer as profissionais da atividade de comercialização dos produtos de pesca e torná-las visíveis na cidade.
Vão estar expostas 76 imagens que retratam as trabalhadoras e que levarão os visitantes por uma “viagem” aos ambientes, às práticas laborais, aos rostos e olhares das peixeiras, realçando o seu valor. Logo de seguida e no sábado, 18, será apresentada, em reposição, a peça teatral “Peles”, no CCM. A mesma é escrita e dirigida por Patrícia Silva, da Escola de Teatro Xpressá, e é interpretada por um elenco constituído constituído por peixeiras, pescadores e tratadores.
Os bilhetes para assistir as apresentações estão disponíveis na sede da Associação de Peixeiras do Mindelo, situada na Réplica da Torre de Belém, em troca de um kilo de alimento não perecível.