O jornalista Geremias Furtado foi reconduzido a mais um mandato de 3 anos como presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde por unanimidade dos sócios presentes ontem na assembleia electiva. O mesmo score obteve o professor universitário João Almeida para dirigir o Conselho Deontológico da organização.
Geremias Furtado confidenciou ao Mindelinsite que assume esse voto de confiança como um incentivo para continuar a desenvolver o trabalho feito no mandato anterior, agora com a missão de mobilizar mais colegas para o sindicato. “Este será um dos grandes desafios”, admite.
Um dos pontos da assembleia-geral era fazer uma mudança nos estatutos para abrir a associação a profissionais de outras áreas da comunicação. Mas o debate levou à conclusão de que este não é o momento. “Há colegas, onde me incluo, que defendem a abertura nesse sentido, mas a assembleia é soberana. O tema vai continuar em pauta porque não podemos deixar outros colegas desamparados só porque, por exemplo, foram assumir a função de assessor”, frisa o reeleito presidente da direção da AJOC.
Geremias Furtado considera que o seu principal marco do mandato anterior foi o aumento da carteira de parceiros da associação, como embaixadas, instituições e empresas públicas e privadas. Para estes próximos 3 anos traçou como meta aumentar a quantidade de sócios e uma AJOC mais activa.