Pub.
Social
Tendência

Sistema de agendamento online do HBS entra em vigor a 1 de abril 

Pub.

Entra em vigor no dia 01 de abril o sistema de agendamento online do Hospital Dr. Baptista de Sousa, um programa que, de acordo com a directora deste estabelecimento hospitalar, Ana Margarida Brito, vai trazer uma franca melhoria no acesso às consultas e aos exames. Este programa conta com financiamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no montante de 500 contos. 

Denominado E-Saúde, este sistema de agendamento online do Hospital Dr. Baptista de Sousa, segundo Ana Brito, é consequência da reorganização da Central de Consultas, que vem sofrendo profundas transformações. “Esta transformação iniciou-se com a reorganização do acesso dos doentes ao hospital, às consultas de especialidade e à tudo o que é ambulatório. E culminou com a informatização do HBS, primeiro da Central de Consultas e, depois, das urgências. Quem sabe, mais tarde consigamos aumentar e cobrir todo o hospital”, disse a presidente do Conselho de Administração do HBS. 

Publicidade

Trata-se de um programa, especificou, que foi pensado pela administração da Central de Consultas e que conseguiu reunir todas as informações e desenhar um sistema de agendamento online, em parceria com a empresa  ATSISA. Ana Brito aproveitou para agradecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que, afirma, tem vindo a apoiar o hospital, a Central de Consultas e outros projectos com a aquisição de computadores e agora com este programa, que vai trazer grandes benefícios.

Coube ao director da Central de Consultas do Hospital Dr. Baptista de Sousa fazer a apresentação do programa. Este iniciou lembrando que há seis anos iniciaram uma nova forma de tratar os utentes. “Não é nada que tenhamos inventado. Temos estado a copiar o que se faz em todo mundo e a adaptar a nossa realidade. Conseguimos, através dos Centros de Saúde e dos hospitais regionais fazer com que as pessoas não se desloquem ao HBS para fazer a marcação de consultas e exames. Foi um trabalho difícil porque tinha que haver mudanças”, detalhou Fernando Lopes. 

Publicidade

Entretanto, prosseguiu, constatou-se que as pessoas atendidas no sector privado, para continuar as suas consultas no hospital ou fazer outros procedimentos, tinham de deslocar para fazer marcações. “Vimos que podíamos também organizar um programa por forma a permitir que um utente que esteja em Santo Antão, no Medicentro ou no Urgimed não precisa deslocar ao hospital para fazer uma marcação. E, caso deslocar, que seja em uma hora pré-definida. Ou seja, possa fazer o seu agendamento e ser atendido na hora marcada”, sublinhou.

De acordo com Fernando Lopes, o desafio e a ideia foi lançado a empresa Atsisa, que trabalha com o HBS desde 2018 e que abraçou o projecto. O financiamento de 500 contos foi assegurado pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. “Este programa é o culminar de um trabalho. Já não pertenço a Central de Consulta, mas espero que o meus substituto continuo o programa. Aliás, espero que o mesmo seja replicado em todo Cabo Verde para que todas as marcações não criem dificuldades aos utentes”, acrescentou o director da CC, sem especificar os motivos da sua demissão.

Publicidade

Para a Igreja dos Santos dos Últimos Dias,o HBS tem sido um importante parceiro ao longo dos anos. De acordo com Elton Sequeira, muitos projectos na área da saúde, nomeadamente os ligados aos cuidados, treinamento em reanimação neonatal, vacinação, de entre outros, contaram com apoio da Igreja. “Fomos contactados pela direcção do hospital para apoiar este importante projecto e demos todo o apoio porque, entendemos que se os utentes tiverem acesso mais célere, melhor serão os serviços e os cuidados prestados aos utentes”, frisou, mostrando satisfeito com a conclusão deste projecto que, afirma, vai ajudar os utentes desta região. 

Em termos concretos, diz Elton Sequeira, os utentes de Barlavento, independente de onde estejam, podem a partir de agora fazer as suas marcações de consultas e exames. “Acreditamos que isso vai ajudar e muito as famílias a terem acesso mais rápido aos cuidados de saude. Por isso, agradecemos esta parceria, que tem vindo a dar frutos. E esperamos que os próximos anos possamos continuar a trabalhar junto, sempre que solicitados e, lá onde for possível, ajudar neste sentido.” 

O apoio a este e outros projectos desenvolvidos, tanto em São Vicente como em outras ilhas, afirma, tem sido possível, graças a contribuição de muitos membros da Igreja, finaliza. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo