
As coroas de Miss e Mister Inter-liceus Cabo Verde, concurso estudantil de beleza e que também se apresenta como um projecto de educação, ficam em São Vicente. Os vencedores da 3ª edição do maior concurso estudantil do país, cuja final aconteceu na noite de ontem no Mansa Marina Hotel, foram Mary Gomes e Vanilson Carvalho, que afirmam terem concretizado o objectivo maior que era a conquista de bolsas de estudo para prosseguirem a sua formação académica em Portugal.
Em declarações exclusivas ao Mindelinsite, Steven Rocha explicou que, não obstante a demora inicial – houve um atraso de uma hora – a organização do concurso entregou um produto final com muita qualidade, carisma, beleza e talento. “O concurso decorreu da melhor forma. Infelizmente houve um pequeno atraso – estava previsto para arrancar às 20h30, mas só arrancou às 21h30 – devido a problemas técnicos, mas depois entregamos um evento de qualidade”.
Em termos de premiação, os vencedores foram Vanilson Carvalho e Mary Gomes, ambos de São Vicente, que receberam as coroas de Mister e Miss Cabo Verde – edição 2025. A Primeira-dama e o Segundo-cavalheiro foram para Santiago (Helga Barros e Leonel Fernandes), o Primeiro-cavalheiro para Brava (Maurício Dias) e a Segunda-dama para Santo Antão (Ana Andrade),
Foram ainda distinguidos Mayra Baptista da Brava (Miss Simpatia), Michel Lopes do Maio (Mister Simpático), ilha que também levou Miss Fotogenia com Helanny Barros; já o título Mister Fotogénico foi para Dérick Mendes do Sal e Melhor Oratória para Estefânia Ramos do Maio. “Houve uma distribuição dos prêmios entre as ilhas, mas por mérito dos candidatos. Não foi nada intencional”, segundo Steven Rocha.
Para além dos vários kits entregues aos premiados nas diversas categorias, os vencedores desta edição do Miss e Mister Interliceus Cabo Verde 2025 receberam bolsas de estudo para Portugal. “O Vanilson cursa neste momento o segundo ano do curso de Educação Física na Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, enquanto Mary frequenta o 11 ano na Escola Jorge Barbosa. Ambos pretendem prosseguir a sua formação em Portugal.”
A confirmar as informações avançadas pela organização, Mary Gomes revela que esta vitória representa um sonho concretizado, sobretudo tendo em conta a oportunidade de ir para o exterior para prosseguir os seus estudos. “Estou muito feliz com o concurso e, principalmente, com o prémio. Estou no 11. ano de escolaridade ainda, mas gosto de garantir tudo antecipadamente. Sou uma pessoa muito organizada e precavida, por isso o prémio veio em boa hora.”
Esta alegria é partilhada por Vanilson Carvalho, para quem o prémio é especial porque permite-lhe prosseguir um objectivo antigo de estudar em Portugal. “Tenho vindo a trabalhar para isso há muito tempo e, através desta edição do concurso de beleza, consegui. Agora tenho a chance de ir para Portugal para estudar. Era o meu principal objectivo”, declarou o Mister Interliceus 2025, que atualmente frequenta o curso de licenciatura em Desporto na Uni-CV.
De referir que, ainda na manhã deste domingo, todos os candidatos começaram a viagem de retorno para casa, devendo este processo estar concluído no dia 01 de abril.