Pub.
Social
Tendência

Réplica de Torre de Belém recebe feira de Saúde

Pub.

A Réplica da Torre de Belém, nas imediações do Mercado de Peixe em São Vicente, recebe desde as primeiras horas desta sexta-feira uma mega-feira de Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, Dia do Idoso e Conscientização sobre o Câncer de Mama. Amanhã, sábado, a feira será na comunidade São Pedro, com rastreio de cancro de mama e da próstata, colo do útero, avaliação de glicemia, colesterol, tensão arterial e índice de massa corporal.

Organizado pela Delegacia de Saúde de S. Vicente, esta feira proporciona ao visitantes, desde as 9 horas, uma série de atividades e serviços voltados para o bem-estar e a saúde, de acordo com a medica Denise Lima. “O objectivo, com esta feira, e assinalar o Dia da Saúde Mental, mas também da saúde do idoso e de prevenção do cancro de mama e de próstata, sendo que novembro esta próximo. Decidimos juntar e fazer esta mega-feira, junto com muitos outros parceiros”, informou.

Publicidade

Entre os muitos parceiros, a porta-voz destaca a presença da Liga cabo-verdiana contra Cancro, associações ACATI, A Ponte e de Promoção de Saúde Mental e Emprofac. “Temos aqui também um salão de beleza e pessoas a fazer massagens. Queremos com esta atividade educar pessoas para ter melhores hábitos, que os levam a ter mais e melhor saúde”, sublinhou a psicóloga  Denise Lima.

Paralelamente, foram realizadas várias conferencias sobre os mais diferentes temas, desde “Saúde Mental ao longo da vida”, “Cancros e a sua prevenção”, “Abuso de substâncias”, entre outros. Houve ainda música ao vivo. “Esta e uma feira aberta para todos os que queiram participar. Estamos a sensibilizar as pessoas para a saúde mental, assinalado a 10 de outubro, sob o lema “a saúde mental é um direito humano universal’, mas sobre a Terceira Idade – relação intergeracional.”

Publicidade

Num balanco breve, a uma hora do termino, Denise Lima mostrava-se satisfeito com a participação das pessoas. “A feira esta a ser muito boa e participada. Tivemos um bom número e de pessoas que frequentam esta área. Pedem informações sobre o HIV, medem as diabetes, hipertensão, colesterol. Também fazem despistes fizemos despiste de doenças mentais, designadamente depressão e dependência de álcool e outras drogas. Tivemos muito apoio também de pessoas do Mercado.”

Alias, a escolha da zona do Mercado de Peixe e Praia d’ Bote não foi aleatória. A medica admite que um dos motivos foi por ser uma área muito movimentada, o que teve reflexo directo na afluência de pessoas. Mas também pela beleza da Baia do Porto Grande, o que acabou por criar um ambiente acolhedor e de cuidado, o que contribuiu para a saúde de uma forma em geral.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo