Estão proibidos de deixar o país os cinco indivíduos detidos em flagrante – quatro mulheres e um homem, com idades entre os 18 e os 39 anos – e indiciados pela prática, em co-autoria, do crime de tráfico de drogas de alto risco. A detenção aconteceu durante uma operação de busca noturna realizada no dia 16 de agosto na vila do Tarrafal, interior da ilha de Santiago.
De acordo com um comunicado emitido pela Polícia Judiciária, a operação de busca nocturna que resultou na detenção dos cinco indivíduos foi realizada no cumprimento de um mandado de busca e apreensão promovido pelo Ministério Público e emitido pelo Juízo Crime do Tribunal da Comarca do Tarrafal. Foram apreendidos drogas e em dinheiro, entre outros elementos com relevância probatória.
Entre as drogas apreendidas, detalha, contam-se uma quantidade de cocaína acondicionada em fragmentos de plástico suficientes para 105 doses individuais prontas para comercialização e cannabis, e equipamentos utilizados na confecção e acondicionamento de estupefacientes. “Foram ainda apreendidos outros elementos importantes para investigação, incluindo 19.500 escudos em dinheiro, um triciclo motorizado conhecido por ‘Tuc Tuc’ e quatro telemóveis,” acrescenta ainda a nota.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal do Tarrafal decretado para todos os detidos a medida de coação de interdição de saída do país. Os arguidos deverão aguardar sob estas medidas os ulteriores trâmites processuais.
As investigações prosseguem com o objetivo de combater a criminalidade e o tráfico de drogas.