Pub.
Social
Tendência

Porto Solidário faz balanço positivo de mais uma missão a S.Vicente

Pub.

A Associação Porto Solidário faz um balanço “muito positivo” de mais uma missão, a meio percurso, a ilha de S. Vicente, que consistiu na reabilitação das três casas de banho do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas da Ribeira Bote, em parceria com a Associação Recreativa e Comunitária de Crianças de São Vicente (ARCCS Ribeira Bote). Para Teresa Ponto, esta intervenção, ainda que pequena, vai garantir mais conforto e dignidade para as crianças que frequentam o centro, mas também para as pessoas que ali trabalham. 

Em declarações ao Mindelinsite, a presidente da Porto Solidário, Teresa Ponte, explica que esta reabilitação ronda os dois mil euros e contou com apoio de duas empresas locais – Prolar e Barbot -, que forneceram tintas e matérias, e também do Atelier Di Body, que opera no mesmo espaço.“Tivemos ainda ajudas de outras pessoas particulares em Portugal, que fizeram donativos para nos ajudar nesta missão, que consideramos ter sido muito positiva e com impacto na comunidade e nas crianças”, afirmou.  

Publicidade

Em termos concretos, afirma, a Porto Solidário trabalhou com as crianças sobretudo na parte da criatividade. “Ensinamos as crianças a fazer crochê, o que lhes permite desenvolver a motricidade e aprendem a desenvolver outra habilidade. Paralelamente, as apoiamos com os estudos, para além de recuperar as casas de banho, que muita falta fazia, sobretudo para estas crianças. Ontem, domingo, levamos o grupo de crianças aos mandingas. Para nós e também para eles foi uma experiência muito gira”, detalhou, lembrando que vão permanecer na ilha de São Vicente até a próxima quinta-feira

Presidente da ARCCS Ribeira Bote, Ronaldo Santos, e da Porto Solidário, Teresa Ponte

 

Publicidade

Durante estes dias vão continuar a fazer trabalhos plásticos, sobretudo porque integra esta missão o artista plástico Zé Martins com quem as crianças estão a produzir um mural que vai ser colocado na sede da ARCCS Ribeira Bote, explica Teresa Ponto. Esta promete regressar em breve, precisamente nas férias de Páscoa, para uma nova missão. “O nosso objectivo é ocupar estas férias com atividades diversas. Vamos trazer uma nova equipa, com novas valências. Por exemplo, vamos trazer três jovens de 19 anos, que também estarão de férias escolares, para a sua primeira missão solidária fora de Portugal”acrescenta. 

Do lado da ARCCS Ribeira Bote, Ronaldo Santos faz igualmente um balanço positivo porquanto, diz, é sempre uma mais-valia porque ocupa as crianças com outras atividades e desenvolvem outros projectos. Desta vez a escolha recaiu na requalificação das casas de banho do Centro. “A nossa sede fica neste espaço e, em outras visitas, a presidente da Porto Solidário percebeu que era um défice muito grande, mas também para os demais ocupantes do centro, incluindo guardas, que não tinham acesso às casas de banho. Muitas vezes eram obrigados a fechar os seus espaços para ir fazer necessidades fora.”

Publicidade
Casas de banho reabilitadas

Hoje, os trabalhos de reabilitação das casas de banho do Centro foram visitados pelo vereador do Pelouro Social da CMSV, Rodrigo Rendall, e pela presidente da Assembleia Municipal, Helena Fortes.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo