A Polícia Nacional em São Vicente realizou na sexta-feira, 28, uma mega operação de prevenção e combate a criminalidade, que resultou na detenção em flagrante de um individuo por posse ilegal de arma de fogo e três de produto que se presume ser estupefaciente, A operação contou com um total de 57 efectivos dos diferentes ramos desta policia e empenhamento de nove viaturas.
De acordo com um comunicado da Polícia Nacional, a operação policial teve como objetivo prevenir a ocorrência de crimes e contribuir para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos. Neste sentido, vários indivíduos foram revistados suspeitos nos pontos da cidade e autores já identificados de perpetraram crimes de furtos e roubos, locais onde há suspeita de venda e consumo de drogas.
Outro propósito foi identificar e deter indivíduos na posse ilegal de armas, artigos furtados/roubados e promover a visibilidade da polícia nas áreas residenciais por forma a minimizar os roubos nas casas e/ou estabelecimentos comerciais. Ainda, empreender maior presença nos pontos de concentração de pessoas, com impacto no sentimento de segurança, fiscalização rodoviária e abordagem a motociclos e ciclomotores indocumentados, sublinha a mesma nota.

A operação contou com um total de 57 efetivos pertencentes aos vários ramos do comando da PN em São Vicente e o empenhamento de nove viaturas policiais. “Foram abordadas 197 pessoas na via pública sendo que todas foram submetidas a revista. Nesta sequência foram conduzidas às unidades policiais para efeitos de identificação cerca de 11 pessoas,” especifica.
No âmbito geral, prossegue, foi detido em flagrante delito um individuo por posse ilegal de arma de fogo e três de produto que se presume ser estupefaciente (cannabis). Apreendeu-se ainda 01 arma de fogo, 01 carregador, 05 munições, 03 facas, 67 embrulhos de cannabis e uma quantia de dinheiro.
A PN termina dizendo que, no domínio da fiscalização rodoviária, foram detidas em flagrante delito 3 pessoas por condução ilegal e 1 por condução sob efeito de álcool (2,58 g/l). Foram fiscalizados um total de 248 veículos, sendo 209 particulares, 23 aluguer, 2 do Estado, 3 motociclos e 11 ciclomotores.
Antes, na quinta-feira, a PN anunciou a detenção, fora de flagrante, de um indivíduo de 37 anos, indiciado de crimes de furto e roubo em residência na zona de Chã de Alecrim. O caso ganhou notoriedade após uma das vítimas anunciar, em uma publicação nas suas redes sociais, as diligências feitas por si junto da polícia e da Procuradoria da República para identificar, deter e recuperar os produtos roubados, após conseguir o endereço do alegado autor do roubo em sua residência.

Segundo a PN, o indivíduo foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e de um mandado de busca domiciliária, recebidos no mesmo dia do Ministério Público, na sequência do registo de várias denúncias contra o agora detido, sendo a última relativa a um roubo numa residência, em que o sujeito teve acesso ao interior da casa de um cidadão em Chã de Alecrim, tendo subtraído dali vários objetos que se encontravam na cave daquela casa.
Durante a busca na sua residência, informa, foi apreendida ainda uma pequena quantidade de canábis. Entretanto, não obstante todos estes factos, devidamente confirmados, o indivíduo já está em liberdade para aguardar os posteriores demarches do processo.