O Comando Regional da Polícia Nacional realizou na quarta-feira uma mega-operação em São Vicente, com duração de três horas – das 16 às 19 horas – para assinalar o Plano Operacional “Natal 2024 e Fim de Ano em Segurança’’. Estiveram envolvidos na operação 52 efectivos e foram apreendidas duas facas, 18 porções de haxixe e 10 embrulhos de cannabis.
O propósito, de acordo com a PN, visou prevenir a ocorrência de crimes e contribuir para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos, tendo como um dos principais objectivos abordagens na via pública, com revistas aos suspeitos nos locais e pontos identificados na cidade, alinhado com situação criminal diária, “atacando” zonas de maiores incidências criminais, conforme registos.
Visou a identificação de suspeitos na via pública de perpetuarem crimes de furtos e roubos, o controlo de pontos sensíveis e locais onde há suspeita de venda e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas, detenção de indivíduos na posse ilegal de armas, artigos furtados/roubados. Preconizou ainda a fiscalização rodoviária e a abordagem a motociclos indocumentados.
A operação contou com o envolvimento de 52 efectivos, sendo seis Oficiais, nove Subchefes e 37 agentes, e o resultado foi a abordagem de 175 indivíduos, dos quais 165 revistados, dois foram detidos para apresentar ao Ministério Público e seis identificados. Foram apreendidas duas facas, 18 porções de haxixe e 10 embrulhos de cannabis, um telemóvel, um auricular e 970 escudos. Foram fiscalizados 132 veículos, tendo sido apreendidos seis automóveis, dois ciclomotores e uma bicicleta.
Para além dos postos de fiscalização rodoviária e das equipas de abordagens e revistas na via pública, foi efetuado um patrulhamento urbano de prevenção e visibilidade policial, com 05 binómios de patrulha apeado nas principais ruas da cidade, nomeadamente, na Praça Nova/Av. 5 de Julho, Rua de Lisboa, Avenida Baltazar Lopes/Rua Fernando F. Fortes, Rua da Praia e Praça Estrela.