O Tribunal da Praia decretou prisão preventiva para um dos quatro indivíduos detidos no dia 17 de maio, “por envolvimento em atos criminoso”, apresentação periódica semanal às autoridades e interdição de saída aos demais. Foram apreendidos uma arma de foco, oito doses de cocaína e 80.400 escudos.
Segundo a Polícia Nacional, as detenções ocorreram por volta das 5h00 da manhã, quando um grupo de quatro indivíduos transitava na cidade da Praia, numa viatura em atitude suspeita. Foram sinalizados para parar, mas colocaram-se em fuga, desobedecendo às ordens da autoridade.
Foi então desencadeada uma perseguição policial que culminou com a intercepção da viatura na localidade de Bela Vista. Os quatro indivíduos foram detidos em flagrante delito – dois homens e duas mulheres – com idades entre os 22 e os 25 anos, já referenciados pela PN por envolvimento criminoso.
Na sua posse tinham uma arma de fogo, (marca Makarov), com dois carregadores, 12 munições, oito doses de cocaína, 80.400 escudos em dinheiro, dois mascotes em prata e ainda um filo em prata. Foi ainda apreendida a viatura na qual se encontravam.
Foram presentes ao Tribunal para o primeiro interrogatório, tendo sido decretada como medidas de coação a prisão preventiva para um e apresentação periódica semanal e interdição de saída aos demais.