Pub.
Social
Tendência

PJ alerta para mensagem falsa da SISP difundida no Facebook e no Messenger

Pub.

A Polícia Judiciária alerta a população para a circulação de uma mensagem falsa, alegadamente proveniente da Sociedade Interbancária de Sistemas de Pagamento (SISP), solicitando às pessoas com serviço Tele24 para atualizar as suas contas. O crime, diz, já foi reportado por várias vítimas.

De acordo com a PJ, a mensagem, acompanhada de um link, está a ser difundida no Facebook, Messenger e outras plataformas digitais.  Após as vítimas clicarem no link, o criminoso por trás deste site fraudulento consegue obter as suas informações pessoais, incluindo o número de telefone. 

Publicidade

Na sequência, as vítimas são contactadas por uma pessoas que se identificam como sendo da SISP, com uma chamada que inclui o logotipo da entidade. Durante a chamada, é informada que irá receber um código de atualização por telefone, o qual deverá ser fornecido para proceder à atualização da conta. “Este código, quando fornecido pelo lesado, permite aos criminosos aceder à sua conta bancária e a todas as suas informações pessoais, podendo realizar movimentações financeiras indevidas”, avisa.

Diante dos factos, a PJ avisa aos cabo-verdianos que nenhuma atualização de conta é realizada através do Facebook ou Messenger, ou ainda de outras plataformas digitais. Adverte, por outro lado, que este tipo de crimejá foi reportado por várias vítimas a nível nacional e a PJ está a investigar os casos.

Publicidade

Esta polícia de investigação termina apelando à prudência e à vigilância, que considera essenciais para evitar fraudes deste tipo. Entretanto, caso tenha sido vítima de algo semelhante, pede aos lesados para apresentarem queixas junto da Polícia Judiciária.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo