Pub.
Social
Tendência

Peixeiras de São Vicente juntam-se para partilhar “estórias” ligadas ao Plurin 

Pub.

As peixeiras de São Vicente juntam-se esta sexta-feira, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, para contar “estórias” de “Amdjer do Plurin. Esta atividade é promovida pela Associação das Peixeiras do Mindelo, no quadro do projecto “Amdjer d’ txeu luta”, que tem por objectivo melhorar a situação dos seus associados através de uma “pesca inclusiva, sustentável e acessível”.

Em conversa com Mindelinsite, a vice-presidente da Associação de Peixeiras de São Vicente explica que esta é uma atividade, a semelhança de tantos outros, que têm vindo a realizar para falar com as peixeiras de São Vicente, visando elevar a sua autoestima. Mas vão aproveitar, também, para discutir alguns problemas da organização. “Vamos ter também uma conversa com uma mulher de 95 anos, que não foi peixeira, mas sempre esteve muito ligada ao mercado. Foi o apoio de muitas peixeiras, por isso quisemos trazê-la aqui para estar connosco e contar as suas estórias,” explica Eloisa Mota Silva.

Publicidade

Identificada apenas como “Nh’Antoninha”, esta nossa entrevistada, que até esta quinta-feira não conhecia esta mulher, conta que ela é uma mulher exemplo de coragem e de luta. “Ainda consegue andar e é ativa. Tinha o seu ponto de venda de bananas na Rua d’ Praia, nas proximidades da loja Kim Negoce. É por todos conhecidos como Nh’Antoninha de Banana. Ela tem muitas historias para contar e nós estamos ansiosos para ouvir”, assevera, destacando os muitos apoios que esta mulher deu ao pessoal ligada ao mercado. “Por isso, quando foi proposto esta conversas, ficamos todos animados.”

O espaço, diz Eloisa Mota, contará com a participação de mulheres de diferentes gerações e a conversa será conduzido por Celeste Fortes, Antropóloga, Investigadora, Consultora e Ativista Social e de Género. “O objetivo da atividade é contar as nossas histórias enquanto mulheres, a partir das nossas perspectivas e narrativas, da nossa identidade cultural, profissional e de género. Queremos reivindicar a importância e o reconhecimento social, económico e cultural das peixeiras de São Vicente”, acrescenta. 

Publicidade

A atividade terá lugar a partir das 14 horas, no Mercado de Peixe do Mindelo.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo