Pub.
Social
Tendência

“Operação Epicentro”: Quatro dos seis detidos, entre eles uma mulher, em prisão preventiva 

Pub.

Quatro dos seis indivíduos detidos na madrugada do dia 8 de junho, no âmbito da Operação Epicentro, desencadeada pela Polícia Judiciária na localidade de Campim, em São Vicente, vão aguardar o desfecho do processo em prisão preventiva. A medida, que envolve uma mulher, foi conhecida no final da tarde de segunda-feira, após longas horas de audição dos envolvidos no Tribunal da Comarca de S. Vicente. 

De acordo com informações apuradas por Mindelinsite, a Polícia Judiciária cercou-se de todos os cuidados nesta operação, não deixando margens de manobra aos advogados, o que foi determinante para que fosse aplicado a medida de coação mais gravosa, no caso prisão preventiva, à maioria dos indivíduos detidos. Atuou em cumprimento de um mandado judicial referente a investigação de uma rede criminosa, que teria o seu núcleo na localidade de Campim. 

Publicidade

Esta rede, refere fonte do Mindelinsite, era suspeita da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, receptação e lavagem de capitais em diversas zonas da ilha, mas o “centro de comando” desses crimes ficava mais ao sul da Cidade do Mindelo. Durante a “Operação Epicentro”, que teve o seu início por volta das 21 horas de sexta-feira, foi feito um cerco total à zona de Campim, que contou com dezenas de inspetores da PJ e um forte aparato da Polícia Nacional e das Forças Armadas. 

Procedeu-se a apreensão de uma certa quantidade de cocaína, haxixe, cannabis, viaturas, motociclos, eletrodomésticos, produtos elétricos, ferramentas, relógios, uma quantia em dinheiro entre outros objetos com relevância probatória, resultado das buscas.

Publicidade

De recordar que foram realizadas buscas em diversas residências em Campim, Chã de Tiliza e na encosta da localidade de João d’Ebra e estas foram presididas por magistrados do Ministério Público. O procedimento culminou por volta das 4 horas da manhã do dia seguinte, com a detenção de 5 homens e uma mulher.  

Estas seis pessoas estavam a ser ouvidas desde domingo, em sessões que se prolongaram. O veredito do juiz foi proferido no final do dia de segunda-feira. Os outros dois ficam em liberdade, mas estão obrigados a se apresentarem às autoridades.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo