Pub.
Social
Tendência

OMCV regista “enchentes” de crianças para receber presentes de Natal

Pub.

A OMCV em São Vicente registou este sábado uma enchente de crianças, que foram receber os seus presentes no quadro do seu Natal Solidário, mesmo sem ter conseguido desalfandegar brinquedos enviados de Portugal, Itália, Estados Unidos e Luxemburgo. Para suprir esta falhar, o organização foi os obrigada a comprar os brinquedos que foram doados, tendo em conta que às famílias já tinham sido avisadas para levar as crianças. 

Foram contempladas um total de 140 crianças beneficiadas com kits de iluminação solar nas suas casas nas diferentes zonas da ilha. Antes, na sexta-feira, foi a vez das crianças do jardim da OMCV receberem os seus presentes de Natal, explica Fátima Balbina, que lamentou no entanto não conseguir abarcar todas as crianças que se deslocaram à sede desta organização. “Como a nossa capacidade de resposta é limitada, foram seleccionadas apenas as crianças contempladas com os kits de painéis de iluminação solar das suas casas. Mas, para a nossa surpresa, as famílias resolveram aparecer com todos os filhos.”

Publicidade

A delegada da OMCV em São Vicente explica que, para contemplar as crianças sinalizadas, tiveram de recorrer aos parceiros da organização em Portugal, Itália, Luxemburgo e Estados Unidos da América. E todos responderam positivamente. “Enviaram donativos (brinquedos), para entregarmos neste dia. Infelizmente, não conseguimos desalfandegar as encomendas, pelo que tivemos de fazer uma grande ginastica e fomos comprar os presentes que estão a ser doados. Não podíamos defraudar estas crianças, que já tinham sido chamadas para virem aqui buscar as suas prendas de Natal”, refere Fátima Balbina, realçando que ficava mal a OMCV e aos parceiros não cumprir o prometido.  

Fátima Balbina e duas parceiras de Portugal

As crianças que não foram contempladas presentes hoje receberam balões para não sairem daqui de mãos a abanar. O nosso desejo era entregar uma prenda a cada uma das crianças, e teríamos conseguido se tivesses retirado os donativos da Alfandega. Mas vamos agendar uma outra data e entregar mais presentes. Pedimos, por isso, a compreensão dos pais e familiares que trouxeram as suas crianças, ainda que a falha não tenha sido nossa porque fizemos questão de avisar que seriam atribuídos presentes apenas as crianças contempladas pelo projecto.”

Publicidade

Esta ação de hoje serviu também para lançar de três novos projectos de iluminação solar, que deverão arrancar em 2024, sendo um para as famílias, um para os meninos e um outro para as meninas. “O nosso objectivo era colocar este painéis solares este ano, mas não chegaram. Este projecto propõe levar luz para os meninos, mas não se trata apenas de luz. É uma outra vida, outra forma de encarar as coisas e permitir que essas crianças se sintam incluídas”. 

Em nome da ong portuguesa Turn On Sucess, que enviou uma delegação composta por três pessoas para S. Vicente, Herminia Macieira estava satisfeita e emocionada por esta aqui a participar do Natal Solidário da OMCV. “Tenho de destacar o grande coração e a capacidade de organização da delegada Fátima Balbina. Não obstante os constrangimentos, ela está a fazer um esforço para fazer estas crianças felizes. Um grande bem-haja”, referiu, acrescentando que esta é uma grande missão e vai levar daqui muita coisa. “Nunca vou esquecer. Vamos estar aqui uma semana, vamos passar o Natal e havemos de voltar porque a riqueza de Cabo Verde são as pessoas, o seu coração e sorriso”

Publicidade

Durante a sua estada em S. Vicente, no quadro de um programa que denomina “Viagens com Propósito”, estes três elementos ministraram formações para jovens na área de estilista e costura (Hermínia) e pastelaria, cozinha e restauração (Catarina Costa). O outro integrante desta missão é o artista plástico internacional Alexandre Santos, que reuniu com os artistas mindelenses.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo