A Procuradoria da República da Comarca dos Mosteiros ordenou a detenção fora de flagrante delito de nove cidadãos, todos do sexo masculino, residentes em diversas localidades da ilha do Fogo. Os detidos têm entre 18 a 66 anos.
De acordo com um comunicado da Procuradoria-Geral da Republica, os arguidos estão acusados de vários crimes de Violência Baseada no Género agravado, maus tratos a ascendentes e agressão sexual de criança com penetração agravada e continuada.
Todos os arguidos foram submetidos ao primeiro interrogatório judicial. A três deles, suspeitos de agressão sexual de criança com penetração agravada e continuada, foram aplicados a medida de coação de prisão preventiva. Quatro, indiciados por VBG agravado, estão proibidos de contactar por qualquer meio ou forma a ofendida. Devem ainda apresentar periodicamente às autoridades.
Diz ainda a nota que um arguido, indiciado da prática de um crime de VBG agravado e um de maus tratos a ascendentes está proibido de contactar a vítima, enquanto a um outro, também acusado do mesmo crime, foi aplicada a medida de coação de apresentação periódica.