Pub.
Social
Tendência

MP deduz acusação contra dois suspeitos do homicídio de “Branco” em Eugénio Lima

Pub.

O Ministério Público deduziu acusação contra dois indivíduos suspeitos do homicídio de um indivíduo conhecido por “Branco”, em Eugénio Lima, cidade da Praia, ocorrido no dia 28 de dezembro de 2026. Ambos vão responder pela prática dos crimes de homicídio agravado, sendo os dois já estão presos preventivamente na Cadeia Central de São Martinho. 

Em comunicado, a Procuradoria Geral da República informa que correm termos, no seu Departamento Central de Ação Penal, os autos de instrução registados na sequência da morte de um indivíduo, vulgarmente conhecido por “Branco” , ocorrido no bairro de Eugénio Lima, no dia 28 de dezembro de 2023.

Publicidade

Os dois suspeitos respondem pela prática, em coautoria, por um crime de homicídio agravado em concurso real ou efectivo de um crime de armas. “Realizadas todas as diligências que se revelaram úteis à descoberta da verdade material dos factos sob investigação, o Ministério Público determinou o encerramento da instrução, no dia 30 de janeiro de 2026, deduziu acusação e requereu julgamento em Processo Comum Ordinário, perante o Tribunal Singular, para efetivação da responsabilidade criminal dos dois arguidos, por estarem fortemente indiciados da prática dos crimes de homicídio e de armas.”

Em termos concretos, refere, ao arguido de 31 anos, preso preventivamente na cadeia da Praia, foi imputada em co-autoria a prática dos crimes de homicídio agravado, de roubo, de armas e de tráfico de droga de alto risco. Já ao de 33 anos, igualmente preso preventivamente, foi imputada a prática de um crime de homicídio agravado e um de tráfico de droga. 

Publicidade

Diz a PGR que o Ministério Público requereu ainda a manutenção das medidas de coação anteriormente aplicadas aos arguidos, prisão preventiva, por se manterem inalterados os pressupostos que determinaram a respectiva aplicação e que seja declarada perdida a favor do Estado as quantias monetárias apreendidas aos arguidos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo