Encontra-se na ilha da Boa Vista uma missão médica especializada do Ministério da Saúde para consultas e atividades formativas. Esta missão enquadra-se no programa nacional de deslocação de médicos especialistas, que visa reduzir as desigualdades sociais e assimetrias regionais.
Publicidade
A missão, com duração de três dias, está inserida no Programa do Governo da VIII legislatura. Para além de preconizar a redução das desigualdades sociais e assimetrias regionais, perspectiva a integração e complementaridade para alcançar a cobertura da saúde e a redução das evacuações internas.
O propósito, pontua a tutela em comunicado, é facilitar o acesso às consultas especializadas nas ilhas e contribuir para a diminuição dos custos sociais relacionados com evacuações Inter ilhas. A mesma fonte realça que a ilha do Fogo já recebeu duas missões de deslocação de especialistas nacionais, enquanto que São Nicolau foi contemplada em julho deste ano.
Agora é a vez da Boa Vista receber uma missão médica especializada para diagnosticar, tratar e dar seguimentos aos doentes que necessitam de acompanhamento regular dos especialistas, dar consultas de especialidades, fazer intervenções cirúrgicas e atividades formativas.
São nove especialistas de diferentes áreas, incluindo cirurgia geral, Ortotraumatologia, oftalmologia, urologia, Otorrinolaringologia, Endocronologia, Medicina Interna, Podologia e Psiquiatria. As consultas e atividades formativas vão acontecer no Centro de Saúde e no Posto Sanitário.