A terceira edição do concurso Miss e Mister Inter-Liceus Cabo Verde está pela primeira vez estruturada em duas fases, com a semifinal na Aldeia Cultural no Porto-Novo e a final no Mansa Marina Hotel em São Vicente. Este ano o certame tem como tema “CPLP: Unidos pela Língua, Fortes na Diversidade”.
A organização do concurso diz que a competição celebra nesta edição o seu compromisso com a inclusão e a expansão cultural. Neste sentido, no dia 28 do corrente mês, acontece a semifinal na Aldeia Cultural, em Porto Novo, Santo Antão e a final no dia 29 no Mansa Marina Hotel, em São Vicente.
O CEO Steven Rocha explica, em nota, que a decisão de expandir o evento para duas ilhas surgiu não apenas pela facilidade de mobilidade entre elas, mas também para conceder à vizinha Santo Antão a oportunidade de receber o esplendor e a elegância de um concurso nacional de grande magnitude.
“O Miss e Mister Inter-Liceus Cabo Verde transcende os limites de um tradicional concurso de beleza, consolidando-se como um autêntico projeto de educação, empoderamento e protagonismo juvenil”, refere, indicando que, com o lema “Mais que um concurso de beleza, um projeto de educação”, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes.
Por outro lado, promove não apenas a confiança e a elegância, mas também a inteligência, o talento e o compromisso com causas sociais de impacto. “O evento torna-se um palco para enaltecer a identidade, a cultura e o espírito de irmandade entre as nações lusófonas, reforçando a língua portuguesa como um elo de conexão entre povos distintos, mas unidos por uma história comum e valores compartilhados”, pontua, justificando assim o tema “CPLP: Unidos pela Língua, Fortes na Diversidade”.
Os vencedores do concurso serão laureados com uma bolsa de estudos para Portugal, além de uma série de prêmios exclusivos oferecidos pelos patrocinadores.