O plano Natal e Fim-de-ano em segurança 2025 arrancou na noite de ontem com uma mega operação, envolvendo todos os domínios da Polícia Nacional em São Vicente. Á disposição para a implementação deste plano, que foca na prevenção, visibilidade e patrulhamento, está todo o efectivo da PN na ilha do Porto Grande, constituído por 241 agentes, veículos, motos e uma embarcação para a fiscalização marítima.
De acordo com o porta-voz da PN em S. Vicente, este plano traça um conjunto de ações preventivas, designadamente visibilidade e patrulhamento, visando aumentar o sentimento de segurança durante a quadra festiva que se avizinha. Com este propósito, foi realizada na noite de ontem uma mega operação policial, abarcando todas as áreas de atuação da instituição em S. Vicente. “O plano, que vigora de 15 de dezembro de 2025 a 05 de janeiro de 2026, propõe desenvolver e intensificar ações preventivas de combate a criminalidade, assegurar a paz social, na expectativa de que a quadra festiva que se avizinha decorra num ambiente seguro e de paz social”, explicou Elvis Leite.
Em termos concretos, afirma este sub-comissário da PN, dá uma especial atenção aos trânsito rodoviário, através da fiscalização de documentação dos veículos e dos condutores, com forte incidência naquilo que é a condução sob efeito do álcool. “Iremos realizar várias operações abarcando todas as vertentes e ramos da PN, nomeadamente o controlo e a fiscalização de estrangeiros no território nacional, através do Aeroporto Internacional, do Porto Grande e da Marina do Mindelo,” detalha.
Propõe, igualmente, aumentar a fiscalização de estabelecimentos comerciais, hoteleiros e similares, realizar rusgas policiais em locais onde há suspeitas de venda e consumo de estupefacientes e nos estabelecimentos de diversão nocturna e reforçar o patrulhamento e a visibilidade no centro da cidade e nos locais de maior concentração de pessoas e bens. “Para esta operação vamos mobilizar todo o efectivos da PN em S. Vicente, que neste momento conta com 241 efectivos à sua disposição. De igual modo, iremos abarcar todos os veículos e motos. Também na área da Polícia Marítima teremos à disposição uma embarcação para fazer a fiscalização marítima”, assegura.

Não obstante todos esses cuidados, a Polícia Nacional apela a população a cooperar e a colaborar com as autoridades e a reduzir as oportunidades de ocorrências de crimes. “Sabemos que no período da quadra festiva há certos crimes que podem ocorrer. Por isso, pedimos que estejam atentos e em forte articulação com a PN. De um modo geral, pedimos que reduzam as oportunidades de ocorrência de crimes de roubos em pessoas, estabelecimentos e residenciais.”
Garante ainda Elvis Leite que, tendo em conta a atividade programada para a Rua de Lisboa para a festividade da passagem de ano – 5 dias de festas conforme anúncio da CMSV -, a PN não vai descurar a prevenção das zonas mais afastadas do centro da cidade. Neste sentido, vai reforçar as equipas de respostas a ocorrências em certos horários para evitar furtos e roubos em residências. Igualmente, devido aos vários pedidos de pareceres relativos a actividades musicais e festividades sociais e culturais, não irá negligenciar a fiscalização da lei do álcool e da lei da poluição sonora.







