Pub.
Social

Mais uma árvore antiga cede ao tempo e causa danos no Mindelo

Pub.

Uma árvore antiga sucumbiu ontem, por volta das 4h da tarde, ao lado do Parque Infantil, na Rua Cristiano de Sena Barcelos, mesmo em frente ao hotel Dom Paco. A árvore caiu entre os veículos que estavam estacionados no local. Por sorte, a queda deu-se do lado da estrada e não dentro do parque, que, a esta hora, costuma ser frequentada por muitas crianças.

Registaram-se somente danos materiais, nomeadamente numa viatura que foi atingida no retrovisor. O proprietário, João Nicolau Monteiro, questiona, no Facebook, quem vai assumir os prejuízos causados no seu veículo. “De repente a árvore cai em cima do meu FORD FIESTA SV-97-BJ. Alguém saberá dizer-me quem arca com os prejuízos? É que ouvi dizer que a CMSV é a entidade responsável no que diz respeito às árvores. O meu carro paga o imposto de circulação precisamente na CMSV. Pura coincidência! Ou não?”, inferiu.

Publicidade

Um jovem que trabalha no Hotel Dom Paco, e que estava no local no momento exacto do incidente, afirma que fazia muito vento, mas que a árvore apenas abanava os galhos de forma normal. “Não houve nenhum sinal de que iria tombar. Foi de repente”, afirma.

Cidadão atento, César Isabel da Cruz, chama a atenção para essas árvores que já perderam o centro de gravidade e que ficam inclinadas para o lado, “constituindo um grande perigo” nos dias de vento ou de chuva. “Na Rua João Carlos, num dia de vento, uma árvore tombou para cima de uma viatura, esmagando-a completamente, na zona dos bancos da frente. Na rua António Noli também havia muitas árvores inclinadas. A Câmara Municipal retirou-as todas, e fez muito bem. Pena é que a rua ficou careca, sem nenhuma planta. Não plantaram nada, em substituição”, explica.

Publicidade

Uma equipa da Câmara Municipal encontra-se ainda a fazer o corte do enorme tronco que ficou na estrada e a sua retirada do local.

Natalina Andrade (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. E uma arvore que nasceu do nada, que nao faz sentido, incomodando os alicerces da minha casa no Alto de Santo Antonio, esta la, agigantando-se cada dia, estendendo suas raizes sem piedade e a CMSV nao faz nada. A tal arvore que fica um pouco acima da La Bodeguita. Essa precisa ser retirada porque esta em cima de um montao de terra que nao beneficia nada a estetica da paisagem.

  2. Penso que uma árvore cair não é culpa de ninguém. Não podemos sair por aí cortando todos as árvores porque estão velhas ou porque não deixam ver as paisagem . Lembram servem também para segurar o vento se a marcarmos somos nós que vamos ter que assegurar o vento . Enfim está pobre árvore ja aguentou vento demais . Vamos plantar outra .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo