Pub.
Social
Tendência

Lidera Rural entrega mais duas toneladas de produtos agrícolas às entidades de apoio às famílias em situação de insegurança alimentar

Pub.

O projecto Lidera Rural – Ajuda Alimentar ERIN, criado pelas organizações não governamentais Associação Amigos da Natureza e Centro de Estudos Rurais e Agricultura Cerai, vai entregar esta sexta-feira entregar novo carregamento de duas toneladas de produtos agrícolas à Loja Social da Câmara e entidades de São Vicente que preparam e fornecem refeições quentes às famílias desalojadas e em situação de insegurança alimentar e nutricional, com particular atenção às crianças, e aos serviços de ação social da Câmara Municipal do Porto Novo.

O “djunta-mon” das duas associações tem como ponto de partida a passagem da tempestade por Cabo Verde, com particular impacto em S. Vicente, onde foram registadas perdas de vidas humanas, desaparecimento de pessoas e danos materiais. Os promotores da iniciativa citam o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica que revelou que, em uma hora caiu o equivalente a 81,5% da precipitação anual média da ilha, provocando enxurradas, inundações, derrocadas e deslizamentos de terras.

Publicidade

As consequências imediatas, referem em comunicado, incluíram a destruição de habitações e infraestruturas, o desalojamento de famílias, a paralisação de atividades económicas e o agravamento da insegurança alimentar e nutricional. Por isso, a Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) mobilizaram-se para dar uma resposta de emergência, tal como já tinham feito durante a crise  pandémica em 2020. 

“Com base nos projetos e nos processos de desenvolvimento das fileiras alimentares que as duas ongs implementam com a parceria de entidades públicas nacionais e internacionais, bem como com as diversas associações locais de produtores, a resposta emergencial foi direcionada para ajuda alimentar às famílias afetadas nos municípios de São Vicente e de Porto Novo,” lê-se ainda na nota.

Publicidade

No dia 15, com apoio destas duas ongs, a comunidade agrícola de Ribeira da Cruz doou duas toneladas de frutas e verduras às populações. Na sequência, formalizaram um contrato de compra de frutas e legumes no valor de um milhão e 300 mil escudos com a Aliança de Produtores e Produtoras Agrícolas de Santo Antão. “Esta Aliança, liderada pela Associação de Agricultores de Ribeira da Cruz, é composta por seis associações e mais de 38 produtores e produtores dos três municípios da ilha, sendo responsável pelo fornecimento de alimentos frescos ao programa nacional de alimentação escolar e a outras entidades de distribuição alimentar”, detalha.

A Aliança, diz ainda a nota de empresa remetida pelo Projecto Lidera Rural, representa uma rede de recursos humanos, logísticos e produtivos bastante diversificada e promete, durante 30 dias, semanalmente entregar cerca de duas toneladas de alimentos frescos e altamente nutritivos, como batata-doce e comum, inhame, cenoura, papaia, banana, manga e maçã entre outros.  Uma tonelada dos produtos doados se destina a Loja Social da Câmara de São Vicente, 500 kg aos serviços de ação social da Câmara Municipal de Porto Novo e 500 kg às entidades de São Vicente que preparam e fornecem refeições quentes às famílias desalojadas e em situação de insegurança alimentar e nutricional, com particular atenção pelas crianças.

Publicidade

A primeira entrega, recorda-se, foi realizada no dia 22 de agosto, estando a próxima prevista para esta sexta-feira, 29. Refira-se que o programa de ajuda alimentar conta com o suporte financeiro do projeto “Lidera Rural – Novas oportunidades socioeconómicas para jovens e mulheres das zonas rurais de São Vicente e Santo Antão” financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e conta com a parceria da empresa CV Interilhas para o transporte dos alimentos.

Paralelamente, as duas ONGs estão a programar ações de reconstrução e recuperação das atividades socio-económicas. Para este efeito e sempre no âmbito do projeto Lidera Rural, em setembro será lançado um programa de apoio na recuperação das atividades agropecuárias e dos meios de subsistência direcionado aos jovens e às mulheres das comunidades rurais de São Vicente.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo