O Hospital Baptista de Sousa acolhe uma missão médica em neuropediatra, ao abrigo da cooperação entre os ministérios da Saúde de Cabo Verde e Portugal. Os especialistas que integram esta equipa esperam concretizar, durante a sua estada em São Vicente, um total de 120 consultas.
Em comunicado, o HBS informa que o trabalho desta missão médica, proveniente do centro hospitalar de Lisboa (Hospital D. Estefânia e do Centro Materno-Infantil do Porto), teve início no último dia 03 de junho e termina na sexta-feira, 7. Integra a equipa três neuropediatras, uma enfermeira especialista e uma fisioterapeuta com experiência em reabilitação pediátrica.
“A missão tem como objetivo a concretização de consultas em cento e vinte crianças das ilhas de Barlavento, com patologias do foro neurológico”, lê-se na nota, que refere ainda que, da agenda, consta a realização de uma reunião clínica sob o tema “Drepanocitose em Cabo Verde”, visando à capacitação dos profissionais de saúde local e de educação para a saúde da comunidade.
A sessão tem como conferencistas Linette Fernandes, hematologista e directora do Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto, Rita Lopes da Silva, neuropediatra do Hospital D. Estefânia de Lisboa, e Stefhanie Monteiro, neuropediatra do Hospital Baptista de Sousa. Terá lugar no dia 6 de junho pelas 14h30 no anfiteatro do HBS e tem como alvo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
A neuropediatria, refira-se, engloba patologias diversas nomeadamente epilepsia, cefaleia, paralisia cerebral, doenças neuromusculares, metabólicas e/ou genéticas. Ainda: infeções e malformações do sistema nervoso central, atrasos e perturbações específicas do desenvolvimento, perturbações do comportamento como o autismo e o défice de atenção e hiperatividade.