O Hospital Baptista de Sousa acolhe de hoje a 22 do corrente uma missão médica em neuropediatria, no âmbito da cooperação entre os ministérios de Saúde de Cabo Verde e de Portugal com o propósito de realizar consultas em crianças com dificuldades neurológicas. A missão é proveniente do Centro Hospitalar de Lisboa, do Hospital D. Estefânia, a segunda consecutiva neste ano de 2024.
Durance dois dias os médicos vão realizar consultar em crianças com dificuldades neurológicas. Da agenda consta ainda a realização de uma reunião clínica sob o tema “Pediatria do Desenvolvimento – Bebés Prematuros e o seu seguimento – Crianças com Perturbação do Espetro Autismo”, visando à capacitação dos profissionais de saúde local e de educação para a saúde da comunidade.
A sessão terá lugar no dia 21 de novembro, às 14h00 no anfiteatro do hospital e através da plataforma digital. Será ministrada pela Cristina Martins Halpern, médica-neuropediatra no Hospital Dona Estefânia. Tem como publico-alvo médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, educadores, outros profissionais de saude e de educação e familiares.
A organização está a cargo da equipa de cooperação Portugal-Cabo Verde em neuropediatra, dos hospitais Baptista de Sousa e Agostinho Neto. De recordar que, em Junho passado, o HBS acolheu uma missão similar, tendo sido realizadas 120 consultas das ilhas de Barlavento, com patologias de foro neurologico. Integraram a missão três neuropediatras, uma enfermeira especialista e uma fisioterapeuta com experiência em reabilitação pediátrica.
A Neuropediatria, refira-se, engloba patologias muito diversas nomeadamente, epilepsia, cefaleia, paralisia cerebral, doenças neuromusculares, metabólicas e/ou genéticas, infeções e malformações do sistema nervoso central, atrasos e perturbações específicas do desenvolvimento, perturbações do comportamento como o autismo e o défice de atenção e hiperatividade.