A Polícia Nacional, através do Comando da Guarda Fiscal da Praia, informa que, no dia 16 deste mês, apreendeu 209 volumes contendo bolsas de plásticos, numa firma de um operador de nacionalidade chinesa, sito em Achada Grande Trás, na cidade da Praia, ilha de Santiago. Durante a operação foram ainda apreendidos fogos de artifício, foguetes e frascos de tabaco.
De acordo com a Policia Nacional, por se tratar de uma importação ilegal de bolsas de plástico, a operação contou com a participação da Direção Geral das Alfândegas, Gabinete anti- fraude. Foram apreendidos ainda durante a inspeção de dois volumes provenientes de Lisboa, 150 fogos de artifícios, 82 foguetes e 6 frascos de tabaco no armazém da Enapor. Na sequência dessas apreensões dois cidadãos de nacionalidade cabo-verdiana foram identificados.
Policia holandesa capacita agentes
Em um outro registo, a PN informa que a polícia Holandesa ministrou uma formação aos seus efetivos em matéria de policiamento de proximidade. A capacitação decorreu no Centro Nacional de Formação, de 15 a 19 do corrente . “O culminar da formação foi a realização de um exercício de simulação sobre a preservação do local do crime, assente na lógica da necessidade de reforçar as capacidades dos policiais e autoridades judiciarias na coordenação das atividades de investigação”, refere em nota.
De referir que a missão da Polícia Holandesa enquadrou-se no âmbito da cooperação existente entre a Polícia de Holanda e a PN, a PJ e o Ministério Publico de Cabo Verde e contou com o apoio do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC).