Uma mulher grávida de gémeos, evacuada na noite de ontem do Hospital João Morais em Santo Antão para São Vicente, deu a luz durante a travessia deste canal. A mãe e as duas crianças, ambas do sexo masculino, foram entregues ao Hospital Baptista de Sousa e ‘passam bem’.
De acordo com um comunicado do Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC) da Guarda Costeira, o serviço foi contactado por volta das 22h19 minutos pelo Hospital Regional Dr. João Morais, que solicitou uma evacuação médica de uma mulher grávida de gémeos para São Vicente.
“A JRCC, de imediato, empenhou o navio Ilhéu dos Pássaros, que largou do Porto Grande em direção ao Porto Novo-Santo Antão às 23h06mn, tendo atracado às 23h58 mn. A paciente, acompanhada de duas enfermeiras e um familiar, entrou em trabalho de parto durante a travessia do canal e as crianças acabaram por nascer a bordo do navio de busca e salvamento”, refere.
Esta insólita navegação, prossegue a JRCC, terminou quando o navio atracou no Porto Grande, às 00h50 mn. A paciente e as duas crianças foram entregue às autoridades de saúde, dentro dos parâmetros e normas de segurança, e encaminhadas para o Hospital Baptista de Sousa.